• Busca:

Geraldo Oliveira

Detalhes
Notícia postada no dia 24/03/2014
 

O Nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, segundo o relatório “Declaração sobre o Estado do Clima), divulgado nesta segunda-feira (24) pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês). O relatório traz detalhes sobre chuvas, inundações, secas, ciclones tropicais, as camadas polares e o nível do mar em cada região do planeta. Segundo o documento, a Austrália teve o ano mais quente de sua história, e a Argentina o segundo mais quente.


Os registros são feitos desde 1961, e o relatório mostra que 2013 foi o sexto ano mais quente desde então. A temperatura média da superfície do oceano e da Terra em 2013 oi de 14,5°C, marca que é 0,50°C maior que a média registrada entre 1961 e 1990, e 0,03°Cs maior que à média da década mais recente (2001-2010). De acordo com a WMO, cada década é mais quente que a anterior, sendo que a última registrada. Treze dos 14 anos mais quentes registrados ocorreram todos no século XXI.


No ano passado, as temperaturas na América do Sul foram dominadas pelo calor na maior parte do continente. No Brasil o calor provocou seca no Nordeste, ao mesmo tempo em que muitos estados sofreram com chuvas fortes no final do ano. O relatório aponta, por exemplo, a cidade de Aimorés (MG), com precipitação média quatro vezes maior do que a normalmente registrada no Sudeste do Brasil para o mês de dezembro.

"Tivemos um 2013 chuvas mais fortes, um calor mais intenso e um maior número de danos causados por tempestades e inundações costeiras como resultado da elevação do nível do mar", disse o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud.

"O aquecimento dos oceanos aumentou em profundidades menores. Mais de 90% do excesso de energia acumulado por gases do efeito de inverno se armazena nos oceanos. Estes gases alcançaram níveis recordes, o que signigica que nossa atmosfera e nossos oceanos continuarão esquentando nos próximos anos", destacou Jarraud. "As leis da física não são negociáveis." G1


Detalhes
Notícia postada no dia 24/03/2014
 

Os patrulheiros da Policia Rodoviária Federal, no Paraná, prenderam ontem, em Arapongas,  dois militares do Exército Brasileiro. Um segundo Sargento e um Cabo, estavam em uma falsa viatura, caracterizada do Exército Brasileiro, transportando   aproximadamente 140 kg de pasta base de cocaína, 1 kg de cocaína pura, 200 kg de maconha e 30 kg de crack.


 Ainda de acordo com a PRF, os dois automóveis vinham de Foz do Iguaçu. O destino das drogas e do dinheiro não foi informado.A equipe Noe da PRF, encaminhou os acusados e a viatura para fazer o Boletim de Ocorrências. 


Após verificação das placas da caminhonete, a polícia identificou que o veículo pertence ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIM), em Apucarana, também no norte do estado. Representantes do BIM vão até o local para verificar se os dois suspeitos são realmente do Exército, e se o veículo pertence mesmo à corporação. VermelhinhoBa

Detalhes
Notícia postada no dia 24/03/2014
 

Neste domingo, 23,  por volta das 19hs dois elementos em uma moto, renderam a frentista do posto JR que fica no centro do município de Miguel Calmon roubando valor ainda não revelado pela policia e o celular da funcionaria.

Após efetuar o roubo os dois elementos fugiram pela BA – 131 sentido Miguel Calmon a Jacobina, a policia foi acionada foram realizadas algumas rondas mas ate o presente momento não se tem pistas do meliantes.

Comerciantes estão tensos com estes roubos que começam a chegar a cidade pacata de Miguel Calmon a classe empresarial buscam alternativas e pedem providencias as autoridades responsáveis.

Diário da Chapada – A Notícia em Tempo Real!


Detalhes
Notícia postada no dia 24/03/2014
 

Um homem foi preso com 106 bananas de dinamite no município de Valente, a 59 quilômetros de Serrinha, na madrugada deste domingo (23). O material estava em duas caixas dentro do porta-malas de um Cross Fox, de cor prata, placa NYK-9543, licença de Saúde-BA, que foi revistado pela Polícia Militar durante uma abordagem.

A apreensão aconteceu por volta das 3h40min, no povoado de Raposa, a cerca de 5 quilômetros da sede do município.


Policiais militares do 5º Pelotão do 16º BPM/Serrinha receberam a informação de que havia um carro parado na comunidade com a carga de explosivos.

Após a abordagem, os PMs encontraram as caixas com as bananas de dinamite e prenderam Evandro Santos da Silva, de 41 anos, morador da cidade vizinha de Santaluz. Os policiais perguntaram para o motorista o que ele iria fazer com os explosivos. O suspeito não respondeu, mas a PM diz acreditar que o material poderia ser usado para a explosão de caixas eletrônicos.


O caso foi apresentado na Central de Flagrantes (CF) da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha). Evandro da Silva O foi autuado por transporte ilegal de material explosivo. PCS


Detalhes
Notícia postada no dia 23/03/2014

A homenagem acontecerá no 4º Encontro Nacional de Gestores de Meio Ambiente que acontecera entre  27 a 30 de abril do corrente ano no Malibu Themas Resort em Foz do Iguaçu.

A Entidade PREMIUM BRASIL CONGRESSOS NACIONAIS agraciou  ao Secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Ivan Aquino, que destaca a secretaria  entre os 30 melhores do Brasil.

Diário da Chapada – A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 23/03/2014


Milhares de pessoas vieram prestigiar  o Jacobina Esporte Clube que na tarde de domingo,23, venceu o time do Ipitanga por 4 X 1  no Estádio José Rocha.  A equipe garantiu seis pontos na tabela e mantém 100% de aproveitamento na segundona e se credencia como forte candidato à elite do futebol baiano.


Sob o comando técnico de Paulo Sales o grupo tem se mostrado forte vem se apresentando com excelentes vitorias. Casa cheia e  uma renda de R$ 25 mil, com 2.500 pagantes.


A torcida esteve incentivando o time a todo instante. Para Rafael Damasceno o time vem apresentando grandes jogadas e conquistando mais ainda o publico que lotou o Estadio só temos agradecer pelo apoio da imprensa e vamos junto rumo a elite do futebol baiano.

“Vamos chegar a elite do futebol baiano a equipe mostra cada vez mais forte, mesmo sem um jogador o Jacobina garantiu a vitória parabéns ao publico que esteve prestigiando no José Rocha.” Disse Manassés, diretor-presidente da Onsoccer Brasil.


Belíssimo resultado casa cheia e vitória do Jacobina isso tudo é importante para o campeonato, e não poderia deixar de registrar o apoio da nossa Policia Militar e vamos juntos levando o Jacobina a primeira divisão. Afirmou Capitão Tadeu.

O jogo foi transmitido pela equipe da Serrana Líder FM 93.5 com narração de Evaldo Santos comentários Ubiratan Moreira e reportagens de Marcílio Alves  sob a coordenação de J. Sidney e apoio logístico Cássio.

No próximo domingo contra o Colo Colo, em Ilhéus e toda equipe da Serrana Líder estará acompanhando e transmitindo tudo para você continuar sintonizado na líder do seu coração. 
Detalhes
Notícia postada no dia 23/03/2014


Neste domingo,23, acontece o 1ª Copa Ouro Moutain Bike em Jacobina. A largada ocorreu as 9:20h onde os ciclistas seguem por trilhas sentido: Bom Jardim até o município de Caem, retornando pelo Pico Everest de Jacobina com final às 12h na Praça da Matriz.

 

O evento é uma etapa válida pelo campeonato baiano XCM 2014. A concentração ocorreu na Praça da Matriz.

 
Largadas



Mapa do percurso.


Fotos do percurso.


O SMTT esteve presente para dar apoio ao evento.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 23/03/2014

Uma briga generalizada por volta das 22h40 desta sexta-feira,21, envolvendo vários homens que bebiam em um bar no Bairro Pouso Feliz, vizinho ao Bairro da Jaqueira, saída para a localidade de Riacho do Martinho, resultou na morte de dois homens e deixou outro gravemente ferido e precisou ser transferido para capital baiana em estado muito grave. A Policia Militar conseguiu prender em flagrante dois suspeitos de ter praticado golpes de faca nas vítimas.

O duplo homicídio aconteceu na residência de uma mulher conhecida por Neném, segundo um homem que estava no momento da confusão, ele pediu para não ter seu nome revelado nem também ser fotografado, disse que havia no total de 12 a 15 homens bebendo no bar, ” eram mais ou menos oito e quarenta da noite quando começaram bater boca, eu o tempo todo pedia para eles parar, mas não adiantava, era um ameaçando outro, até que um deles saiu do bar e pouco minutos depois retornou, não sei dizer se partiu dele, mas alguém jogou uma garrafa e atingiu um cara, ai começou a confusão, muita gente brigando, uns rapazes correram para a casa da dona do bar e foram perseguidos por um homem com uma faca, nessa hora eu estava do lado de fora, quando ouvi gente gritando que tinha alguém furado” contou a testemunha.


A Brigada Anjos da Vida  foi solicitada para prestar socorro às vítimas ao chegar no local encontrou um homem morto a golpes de faca na porta da casa, identificado por Ronaldo Vieira, 32 anos, morador do bairro Jaqueira, e dois gravemente feridos, um caído e outro sentado, ambos foram socorridos para Emergência do Hospital Regional, um deles identificado por Eric Soares de Almeida, 17 anos,(Nec) não resistiu e veio a óbito na referida unidade, enquanto Eremilson Santana Oliveira,31 anos,(Camaleão) com um ferimento no pescoço e depois de ter perdido muito sangue foi transferido para o Hospital Geral do Estado, em Salvador.

A Policia ao chegar ao local encontrou um dos suspeitos identificado por Márcio dos Santos Oliveira,19 anos, morador da localidade de Tanque da Lage que fica a poucos quilômetros do local do crime infiltrado no meio dos curiosos e o algemou enquanto procurava por outros, nesse momento um grande número de curiosos pediam o linchamento do suposto assassino, a PM teve dificuldade para afastar a população de perto e acabou fazendo um disparo para cima e até usou o gás lacrimogênio a fim de dispersar as pessoas que estavam revoltadas com Márcio. Calila Notícias – Fotos: Raimundo Mascarenhas

Detalhes
Notícia postada no dia 23/03/2014


Diante das dificuldades que os moradores da Rua do Britador e Areia Branca do Bairro do Leader pertencente ao município de Jacobina vêm enfrentando com a falta de água tratada.

A comunidade utiliza da agua de uma cacimba conhecida pelo Cajueiro que fica exposta e que pode prejudicar a saúde da população.

O vereador Pedro Mario Carvalhal do Nascimento conhecido como (Dr. Pedro) esteve buscando através de requerimento 03/2014 na Câmara de Vereadores Municipal de Jacobina, solicitando ao gerente da Embasa e ao secretario de estado D. Cicero Monteiro a viabilidade de projeto para levar agua para as referidas ruas.

“Estou buscando junto a Associação dos Moradores do Bairro do Leader para que a obra aconteça, com este investimento vai amenizar os problemas de todos os moradores que sofriam com a falta de agua e que tinham que pegar água de uma minas são que praticamente secava nos dias de calor. Vou continuar fiscalizando e cobrando. Afirmou vereador Dr. Pedro.

Fico feliz de ver o inicio da obra. Sei que o poder de um vereador para resolver os problemas.

É limitado, mas fiz o que esta ao meu alcance. Quero agradecer ao Secretario de estado Dr. Cícero pelo empenho, ao Deputado Amauri Teixeira, a Tayse – Gerente da Embasa, a AMBL e parabenizar os moradores pela conquista.

Diário da Chapada – A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 22/03/2014
 
Programas de aquisição de alimentos foram temas da reunião

A Câmara de Vereadores de Mirangaba reuniu seu edis e associações de agricultores para discutir questões relacionadas à Agricultura Familiar no município. Na reunião foram discutidos o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de informar aos agricultores os produtos que podem ser usados na merenda escolar. 
O objetivo da Prefeitura de Mirangaba e desejo da Câmara de Vereadores é que os agricultores locais possam fornecer 30% dos produtos da merenda escolar através da Agricultura Familiar, atendendo ao critério do Governo Federal.
O prefeito Dirceu Mendes está empenhado em aumentar cada vez mais esse índice. Para isto, foram disponibilizados técnicos como a nutricionista Karine, que deu sugestões de como preparar os produtos, qualidade e orientação técnica. 
Estiveram presentes ao evento, os vereadores Edson Ribeiro, Francisquinho, Cloves, Gildeon e Wiglo, representantes das Associações de Mandacarú, Mangabeira, Paranazinho, Riacho, Umbiguda, Nuguaçú, Sambaíba, Queimada Grande, Anjico, Coqueiros, Palmeira, Solidade, Santa Cruz, Dionísia, Canabrava, Marruais, representantes da Feira Orgânica e a comunidade de Mirangaba.