• Busca:

Geraldo Oliveira

Detalhes
Notícia postada no dia 21/11/2014

 Enquanto a cidade dorme muita coisa acontece, abriu uma cratera na ponte de Mansambão e nenhuma providencia foi tomada, o rio que passa por de baixo da ponte esta cheio e a ponte não estar sinalizada correndo risco de acontecer um acidente. Se espera a palavra das autoridades competentes diante desse caso.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Enquanto a cidade dorme muita coisa acontece, nesta quinta-feira, 20, por volta das 19hs:40 deu entrada Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho  Normando Amaral de Souza vitima de acidente de moto no povoado de Tamanco. Segundo informações de populares do local, o motociclista estava voltando para casa quando sua moto derrapou e ele veio a cair, a vitima foi socorrida por pessoas que passavam pelo local e logo acionaram socorro. Chegando ao HMSTS notou-se que o motociclista apresentava escoriações nos braços e pernas e com cortes na região da face. 

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

Enquanto a cidade dorme muita coisa acontece, nesta quinta-feira, 20, as 20hs:30 deu entrada no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho o jovem Eucleciano de Jesus Santos de 24 anos vitima de queda de moto. Segundo informação de Renilde de Jesus(mãe da vitima) , Eucleciano estava chegando em casa quando sua moto derrapou e ele caiu, imediatamente o jovem foi socorrido por familiares e levado ao HMATS com escoriações nos braços e pernas, foi atendido e ficou sob observação.

 

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014


Déo Motos peças serviços e acessórios de motos 

Loja 1 na Av. Paulo Souto 35, Nazaré   Loja 2 na  Praça 2 de Julho, 220, Missão
Tel: (74) 3622-1100 ou 3621-5055



Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

 Vende-se ou troca uma moto Kasinski GTR Vermelha, R$ 9.000. Ótima oportunidade de negócio Tel: (74) 8821-2001.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

Em show realizado pela cantora Ivete Sangalo no dia 14 de novembro em Irecê, localizada a 363km de Feira de Santana, foi proibida a entrada de adolescentes. A juíza de direito Luíza Elizabeth de Sena Sales Maia,titular da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude da Comarca de Irecê, esclareceu que a decisão foi tomada pois a produtora Plataforma Produções e Eventos responde a diversos autos infracionais por violação a disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo informações do site Irecê Repórter, foi proferida sentença condenatória contra a produtora por ter cometido as infrações administrativas recentemente. O processo tramita na Vara da Infância e Juventude de Irecê. “O Ministério Público se manifesta pelo indeferimento do alvará requerido, porque não pode concordar com a realização de um evento festivo por uma empresa que tem resistido à aplicação das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente”, informa um trecho do Parecer Ministério Público, assinado pelo promotor de justiça Saulo Murilo de Oliveira Mattos, em 12 de novembro. Em sua decisão, a juíza Luiza Elizabeth Maia explica que conversou com o produtor do evento propondo que fizesse um plano de estrutura com barricadas, separando os menores dos adultos, em uma área onde não tivesse bebidas alcoólicas e que houvesse a segurança devida no local. Porém, o responsável Marivaldo Produções considerou caro tomar tais medidas. “Lamento que um show do porte de uma cantora de fama internacional como Ivete Sangalo não possa ser assistido por todos. Se tal atitude (por parte da produtora) tivesse sido tomada, o show seria liberado, com alegria”, completa a juíza. Fonte: AcordaCidade

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

O sargento Cícero, da equipe Geto 65, da Polícia Militar, foi agredido com golpes de facão durante uma abordagem de rotina, no início da manhã desta quinta-feira, 20, em Feira de Santana.

De acordo com informações da polícia, um homem identificado como José Carlos Conceição Vitório, 36 anos, reagiu no momento da revista desferindo golpes de facão contra o policial, que ficou ferido na cabeça e no braço.

Ainda segundo a polícia, o agressor só foi controlado depois de ter sido baleado. O policial foi socorrido por outras equipes da PM para o hospital Emec, enquanto o homem foi levado em outra viatura para o Hospital Geral Clériston Andrade. Ambos já foram atendidos. O policial passa bem, mas até o momento não foi divulgado o estado de saúde de José Carlos. Fonte: Frnoticias.


Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (20) ter ficado claro durante a reunião do G-20, na Austrália, que os efeitos da crise econômica internacional vão persistir por mais algum tempo. Segundo ela, o Brasil vai continuar a lutar para que a crise não se transforme em desemprego. "Com o fim da campanha eleitoral, a verdade começa a aparecer com mais clareza. A inflação está sob controle e a renda do trabalhador continua subindo. E a taxa de desemprego de outubro foi de 4,7%", destacou, ao reforçar que há sinais de recuperação do crescimento da economia do País. "Recebi um segundo mandato para fazer as mudanças de que o Brasil precisa. Recebi votos pela estabilidade política e econômica. Pelos investimentos em infraestrutura", avaliou. Fonte: Estadão

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 
Enquanto a cidade trabalha muita coisa acontece, nesta quinta - feira, 20, por voltas das 16:40hs na Praça da Matriz, população alguns estão caracterizados da Cultura Afro, está nas ruas da cidade informando a importância desse dia 20 de Novembro dia da Consciência Negra.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Foi aprovado na noite de quarta-feira, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que reconhece a Vaquejada como parte do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. A proposta, de autoria do deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), tem a intenção de preservar o evento e impedir que seu aspecto seja descaracterizado com o passar do tempo.
 
O projeto segue para sanção do governador Jaques Wagner (PT) e virar lei. “O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais, como estabelece a Constituição Federal”, declarou o tucano.
 
Ao lançar o projeto, Adolfo Viana se antecipa ao deputado eleito, Marcell Morais (PV), que tinha interesse em acabar com a vaquejada no estado. O deputado eleito, Eduardo Salles (PP), ex-secretário de Agricultura da Bahia, também pretende regulamentar a vaquejada. Fonte: BocãoNews

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 O ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PP), foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia por fazer uso da máquina pública para favorecimento próprio na campanha eleitoral de 2012. Ele e o secretário municipal da Saúde, Antônio Marcos Lima, recorreram da decisão, porém a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE) emitiu parecer favorável à condenação dos ex-gestores.


No parecer encaminhado, a PRE afirma que há provas sólidas de que os políticos coagiram os servidores contratados por meio do Centro Comunitário Social Alto Paraíso (Cecosap) a participar da campanha eleitoral, sendo demitidos os que não concordaram com a condição imposta. De acordo com a lei eleitoral são proibidas aos agentes públicos condutas que possam afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nos pleitos eleitorais, como nomear, contratar, demitir sem justa ou impedir o exercício funcional de servidor público entre o período de três meses que antecede a eleição e a posse dos eleitos. A defesa dos políticos recorreu da primeira condenação alegando que os funcionários foram demitidos por justa causa, em virtude de eventuais injúrias e calúnias praticadas contra o prefeito. Entretanto, alega a PRE, não foram apresentadas provas que sustentem este argumento.

O parecer ainda destaca o testemunho em juízo de uma enfermeira contratada pela Cecosap que declara “que suas colegas de trabalho informaram que foi dito que tinham que participar das caminhadas, que se fosse para ser contra a campanha do prefeito, era melhor ser demitido que ficar como ´traíra´”. O ex-prefeito já havia sido condenado em outro processo eleitoral por abuso da máquina pública em proveito próprio. Os ex-gestores podem pagar multa de R$ 25 mil e tornarem-se inelegíveis por oito anos. Fonte: BocãoNews

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 



Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Um grave acidente por voltas das 09:30h deixou pelo menos 06 pessoas mortas na manhã desta quinta-feira (20) no km 44 da BR 101 próximo a "Fazendinha" em Esplanada.

Um veículo modelo Renault Clio preto com placa OUP 9417 Salvador, colidiu de frente com o táxi modelo Corsa Sedan Branco de Esplanada do proprietário João. De acordo com as primeiras informações, o Renault Clio estava com pelo menos 09 pessoas a bordo, entre elas duas crianças e uma delas morreu na hora. Outros ocupantes do veículo ficaram presos nas ferragens, alguns ainda com vida.

No Táxi, além do motorista João, estavam também uma professora conhecida como Rita e sua mãe. Infelizmente a mãe acabou morrendo na hora. O taxista João foi socorrido com vários ferimentos e encaminhado para o hospital Dantas Bião em uma das unidades do Samu. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Acredita-se que o motorista do Renault Clio tenha perdido o controle, invadindo a contra mão e colidindo com o táxi. Chovia muito no momento do acidente.

Cerca de 07 unidades do serviço móvel de urgência foram encaminhadas para o local. Uma equipe do corpo de bombeiros, taxistas, Conselho tutelar entre outros, ajudaram nos primeiros atendimentos e socorro das vitimas. Fonte: EsplanadaNews

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

 Um empresário baiano do ramo farmacêutico se encontra foragido após deflagrada a Operação Plateiras nesta quinta-feira (20), da Polícia Federal (PF). Ele foi um dos intimados por um mandado de condução coercitiva – quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a prestar depoimento – porém, não foi localizado pela polícia. O governador do estado de Rondônia, Confúncio Moura (PMDB), também foi intimado e precisou prestar depoimento nesta quinta. A operação investiga a formação de uma quadrilha suspeita de desviar R$ 57 milhões somente no estado de Rondônia, onde a operação foi deflagrada. A Bahia foi um dos destinos da PF, que também cumpriu mandado em Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Fonte: BahiaNotícia

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Os servidores do Poder Judiciário da Bahia, ligados ao Sinpojud, fazem uma nova paralisação nesta quinta-feira (20) para reivindicar pagamento de substituições, melhores condições de trabalho, realização de concurso público para provimento de duas mil vagas, revisão do transporte dos oficiais de justiça e reposição salarial de 2015. A paralisação visa chamar a atenção da sociedade para a situação dos servidores do Judiciário, que acarreta na má prestação de serviços à população. Diante da paralisação, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou um decreto no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta, em que determina o corte do ponto dos servidores que participaram do ato na folha de pagamento. O presidente do TJ, desembargador Eserval Rocha, determina que os magistrados e chefes de diversas unidades judiciais encaminhem ao tribunal um relatório de frequência, subscrito pelos servidores desta quinta-feira. O diretor de mobilização do Sinpojud, Jorge Cardoso, ao Bahia Notícias, afirmou que medidas como essa sempre são tomadas quando a entidade sindical convoca uma paralisação, mas que o ato da presidência “não vai nos impedir de estar mobilizados”. “Não é admissível que a sociedade pague caro, e que os servidores sejam sobrecarregados com o descaso do Tribunal de Justiça da Bahia. O Sinpojud não via ficar calado e não vai recuar diante de um decreto que ameaça cortar o ponto. É preciso que as pessoas saibam o motivo da paralisação. Nós não estamos pedindo liberação para fazer o movimento. Nós estamos comunicando que vamos fazer a paralisação”, desabafa o diretor. Cardoso ainda diz que o decreto do tribunal é inconstitucional, pois já há decisões de tribunais superiores que impedem o corte de verba alimentar. Fonte: BahiaNotícias

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias, afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorria novos motivos e chore outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Apesar das investigações preliminares negarem o envolvimento de policiais militares no caso do desaparecimento do jovem Davi Fiúza, 16, o governador Jaques Wagner (PT) mencionou o caso ao tratar de ação policial “responsável por excessos”, e enfatizou o fato de estar participando “de perto” das investigações como “delegado especial”. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (19), durante evento de assinatura do Estatuto da Igualdade Racial, ao tratar da mortalidade da juventude negra na Bahia. 

Davi Fiúza 

O governador qualificou os casos de abuso do poder policial como “desvio de comportamento” do batalhão, e pediu tranquilidade àqueles que procuram pelos seus familiares desaparecidos. “Não vou fazer uma afirmação premeditada. Eu sei que muitas vezes as pessoas querem uma resposta imediata, mas a rapidez pode fazer com que acusamos quem não é culpado”, afirmou o governador. Ao final, o governador não deixou de reclamar da ausência de pública no evento. “Achei que estaria mais cheio, provável que seja por causa da chuva”, reclamou o governador, mas em tom de brincadeira.  Fonte: BahiaNotícias

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador, Bahia*

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam. 

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014
 

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante ao dirigir embriagado e se envolver em um acidente na BR-324. O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (18), no km 359 da rodovia, no município de Capim Grosso.

A equipe da Polícia Rodoviária Federal chegou até o local após receber uma denúncia de atropelamento a um pedestre. Lá, a polícia desconfiou de um veículo que estava parado no acostamento e apresentava o capô amassado. Ao abordar o condutor, a equipe percebeu que ele estava embriagado. O motorista  foi submetido ao teste de etilômetro que resultou na concentração de 1,02mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões, confirmando a suspeita.

Ainda fiscalizando o veículo, os policias perceberam sinais de adulteração no CRLV apresentado, e ao consultar o sistema identificaram que o automóvel estava trafegando com placa clonada de um outro semelhante, sendo a placa original  NZL-0619/BA, com registro de roubo datado há cinco dias. Em depoimento, o condutor assumiu envolvimento no atropelamento. Ele foi detido e encaminhado com o veículo para a Delegacia de Polícia Judiciária local. Fonte: Correio 24Horas

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

 N° de atendimento em emergência: 125

Internações
Clínica médica:06
Clínica pediátrica:01
Clínica traumo-ortopédica:00
Clínica obstétrica: 04
Clínica cirúrgica:00
Total: 11

N° de atendimento em emergência: 148

Internações
Clínica médica:06
Clínica pediátrica:04
Clínica traumo-ortopédica:02
Clínica obstétrica: 03
Clínica cirúrgica:00
Total: 15

Diário da Chapada - A  Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

A Coordenadoria Regional da ADAB de Miguel Calmon apreendeu nos últimos dias aproximadamente 3 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo humano. A ação se deu nos Municípios assistidos da Regional e contou com a parceria da 24ª companhia de Polícia Militar de Jacobina. “A ADAB continuará com as ações  necessárias para garantir a qualidade alimentar e cumprir a Legislação em vigor, afirma o Coordenador Regional da ADAB de Miguel Calmon Dr. Cláudio Mota.

Foram apreendidos; Carne bovina,suina,queijo,doces,peixes e camarão,  totalizando em aproximadamente 3 mil quilos. Fonte: Calmon Noticias.

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

 Enquanto a cidade trabalha muita coisa acontece, nesta quinta - feira, 20, por volta das 7:30hs na Av. Centenário uma moto FAN 125 vermelha, placa policial NYT 8050, colidiu com um carro CORSA preto placa JOJ 3570.

Segundo informações o condutor do carro Sr. Luiz Carlos Barreto, entrou sentido a Paulo Souto foi quando uma mota, que estava sendo conduzida por Adailton Lúcio, acabou colidindo na lateral do veículo, ninguém se machucou o SMTT esteve no local fazendo a ocorrência do acidente.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 20/11/2014

Enquanto a cidade dorme muita coisa acontece, nesta quinta - feira por volta das 4hs:00 um condutor desconhecido que conduzia um Golf prata de placa KIQ 7910 colidiu em um poste na esquina da Rua Margem Rio do Ouro. 


O carro se encontra no local ainda devido a ausência do motorista. Em breve poderemos trazer mais informações.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

Enquanto a cidade trabalha muita coisa acontece, nesta quarta – feira, 19, por volta das 17hs:00 o jovem E.S.S foi apreendido pela Guarda Municipal por tentativa de roubo na feira livre. Segundo a Guarda Municipal o jovem estava acompanhado de um maior, mas o maior conseguiu fugir. Ainda foi relatado que os jovens estavam trocando de roupa para distrair os Guardas. O Conselho Tutelar compareceu e instruiu o jovem a não realizar mais essas atividades, em seguida ele foi liberado devido a ausência de documentos.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014
 
Enquanto a cidade trabalha muita coisa acontece, nesta quarta - feira, 19, professores da cidade de Morro do Chapéu, reclamam de uma escola que está com risco de desabamento, por conta das águas de uma nascente que foi desviada há muito tempo, passando nos fundos da escola. Os professores reclamam que por conta disso toda estrutura da escola está em risco, com isso as aulas foram transferidas para o anexo da Creche Tio Lauro, até o dia 28 de Novembro.

Pais e professores querem que o problema seja resolvido durante as ferias, já que até o momento a prefeitura não tomou nem uma atitude.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

Enquanto a cidade trabalha muita coisa acontece, nesta quarta – feira, 19, por volta das 10hs:00 ocorreu um acidente com dois funcionários da empresa prestadora de serviço da Coelba de Tucano. A lança do caminhão linha viva em que os funcionários estavam trabalhando quebrou e eles caíram, uma das vitimas veio a óbito na hora e o outro não resistiu é faleceu no caminho indo para o hospital.  

A qualquer momento poderemos trazer maiores informações.

Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014
  

As contas do prefeito Cleová Barreto (PSD) de Morro do Chapéu foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios referentes ao ano de 2012. O relator do processo foi o Conselheiro Fernando Vita que pede a rejeição e foi seguido pelos Conselheiros Francisco de Souza Andrade Netto, José Alfredo Rocha Dias, Raimundo Moreira e Plínio Carneiro Filho.

O TCM ainda imputou multa de R$ 5.000,00 ao prefeito Cleová Barreto e a determinação de representação ao Ministério Público.

Porém em sessão realizada nesta sexta feira (14/11) a Câmara de Vereadores derrubou o parecer do TCM que recomendava pela rejeição das contas e com nove votos a favor e três contra, as contas foram aprovadas. Fonte: MorroNotícias

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

O programa Jornal JQ, levado ao ar pela internet através do canal www.tvjorgequixabeira.com, teve a imensa honra de receber na noite da última terça-feira, 18, o escultor, palestrante e radialista Elias Mendes, para os mais próximos, Elias Jacaré. O bate papo descontraído dele com Jorge Quixabeira trouxe uma verdadeira lição de vida. Elias fez um relato emocionante da sua vida, desde as origens humildes na cidade de Jacobina, as dificuldades financeiras enfrentadas em vários momentos da vida, os percalços pelos quais passou até conseguir se livrar do alcoolismo até a sua carreira de sucesso no rádio e na arte de esculpir.

A voz possante, a criatividade para fazer imitações e criar personagens, a habilidade com a areia, ferro e o barro fizeram de Elias um dos mais renomados artistas da nossa região. Suas obras são requisitadas dentro e fora do país e o fazem ter esperanças que dias ainda melhores virão.


O Grupo Jorge Quixabeira parabeniza o amigo Elias Mendes pela história de superação e pelo trabalho desempenhado, ressaltando aimportância para nossa juventude e nossa região deste grande ícone que atualmente é lembrado nos principais meios de comunicação do nordeste brasileiro. Fonte: Jorge Quixabeira

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014


Duas motos bateram em uma viatura da Polícia Militar de Campo Formoso na estrada que liga o bairro Campo de Avião ao povoado de Curral da Ponta. Uma moto era uma CG placa NTV-7409 licença de Senhor do Bonfim e uma outra moto CG placa JSE- 7043 licença de Senhor do Bonfim-Ba. 


Nesse acidente saíram feridos a menor de iniciais S.S. S de oliveira de 13 anos. Givaldo de Oliveira Silva de 21 anos sofreu uma forte pancada na cabeça e deu entrada no Hospital São Francisco, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte. Amilton Gomes de Souza que estava na outra motocicleta não sofreu ferimentos. No momento a policia fazia uma diligencia no intuito de apreender um homem de nome Luciano “Zorro” que desferiu quatro golpes de faca em Marcos Silva Victor de 26 anos ele reside no bairro Campo de Avião. Os golpes foram desferido no abdômen, nas costas e no braço. A vitima foi submetido a uma cirurgia no Hospital São Francisco em Campo Formoso-Ba. Fonte: Esmeralda Notícias

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

Segundo informações chegadas a nossa redação, na manhã desta terça-feira (18), um pequeno incêndio aconteceu na Escola da Família Agrícola, localizada no Povoado da Jaboticaba, município de Quixabeira. O incêndio aconteceu em um dos cômodos do estabelecimento de ensino, felizmente ninguém saiu ferido, pois no momento os estudantes estavam na sala de aula, somente prejuízos matérias foram registrados.  

Informações: Jorgequixabeira
Fotos: Jair Oliveira

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014
 
Entre os dias 19 e 23 de novembro estará acontecendo em Brasília a 2ª CONAE (Conferência Nacional de Educação) que reunirá em sua fase final cerca de 4 mil pessoas que estarão discutindo os rumos da educação no nosso país. Entre os participantes estará presente o professor e coordenador da APLB Sindicato de Várzea Nova Gedeão Fraga de Morais, o professor também esteve na 1ª edição da CONAE em 2010 onde se discutiu o atual PNE (Plano Nacional de Educação).
Esse ano o professor estará representando os “Trabalhadores da Educação Pública” e dentro da agenda do evento participará dos seguintes temas: Gestão e Financiamento da Educação, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração: Papel dos Entes Federados, distribuição e gestão dos recursos federativos; Políticas de Prevenção e de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores em Educação; Valorização dos Profissionais da Educação: desafios e perspectivas; Piso Salarial, Diretrizes Nacionais de Carreira, Desenvolvimento Profissional, Reconhecimento Social e Melhoria das Condições de Trabalho na Educação Escolar; Gestão democrática: Mecanismos e processos de participação popular; Novas Fontes de Recursos para o Financiamento da Educação Pública; Valorização Dos Profissionais Da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
O tema norteador dos debates é "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". O documento-base a ser discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital. Aprovadas, as emendas foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação (FNE). Essa comissão organizou 11.488 registros de inserções cadastradas pelos fóruns estaduais de educação no sistema de relatoria do FNE e do Ministério da Educação. Foram apresentadas aproximadamente 30 mil emendas ao texto de referência.

“Participar da CONAE é antes de tudo saber que a educação brasileira deve ser construída com a participação de quem está diretamente envolvido no processo educativo, é espetacular saber que desse encontro sairão às decisões que irão nortear a educação do Brasil nos próximos anos, e participar desse momento é antes de tudo uma honra. Obrigado a todos que contribuíram e contribuirão com essa conquista, os colegas que me elegeram na etapa municipal, à secretaria de educação de Várzea Nova e a Direc 16 que viabilizaram a nossa participação na etapa estadual e na CONAE 2014. Dedico essa participação aos meus colegas, alunos e aos cidadãos que acreditam na educação como caminho para diminuir as mazelas desse nosso país”. Gedeão Fraga de Morais . Fonte: MorroNotícias

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

O lote nº 713005 do medicamento Aldosterin (Espironolactona 100mg, cartela com 16 comprimidos) foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (19). De acordo com a agência, ficam suspensos a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do produto, que é fabricado pela empresa Aspen Pharma Ind. Farm. Ltda., e tem validade até abril de 2016. A suspensão se deve a resultados insatisfatórios detectados em ensaios de descrição de amostra e aspecto. Com a decisão, a empresa terá de recolher todo o estoque existente no mercado. A medida foi publicada  na edição desta quarta-feira (19) Fonte: Diário Oficial da União.

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o Brasil é o País que mais investe em saneamento básico e acesso à água potável entre nações que ainda estão em desenvolvimento - um total de US$ 11,7 bilhões. Os números são relativos a 2012 e fazem parte do Relatório de Análise Global e Avaliação de Água Potável e Saneamento (Glaas, na sigla em inglês), que reúne dados de 93 países da América, África e Ásia. No entanto, em relação ao Produto Interno Bruto, os recursos deixam a desejar e representam apenas 0,11%, a quarta pior marca, na frente só de Sérvia (0,06%), Cuba (0,02%) e Uruguai (0%). Essa é a segunda vez que o Brasil faz parte do levantamento. Em relação a 2012, o Brasil se manteve estável nos recursos para saneamento, água potável e higiene, investindo cerca de 75% do necessário para o setor. De acordo com o relatório, 59% dos gastos são para aumentar o porcentual de água potável disponível para a população. O principal gargalo apresentado pela pesquisa não é a falta de recursos no País, mas sim a má utilização pelo poder público. Menos de 50% do planejamento orçamentário para o orçamento é executado, revertendo em obras e investimento no setor. Nesse patamar, a implementação de um serviço adequado para a população se torna "insuficiente", de acordo com o levantamento. O Brasil é o terceiro País onde o usuário da água mais contribui com o investimento em saneamento básico. Cerca de 78% do valor investido pelo governo sai do bolso do consumidor. Apenas no Uruguai (81%) e na Colômbia (80%) esse patamar é maior. Os investimentos em saneamento e água potável registraram crescimento de 30% entre 2010 e 2012, passando de US$ 8,3 bilhões para 10,9 bilhões em recursos. Esse aumento fez, por exemplo, 2,3 bilhões de pessoas terem acesso a fontes diárias de água potável no mundo. Além disso, caiu a proporção de crianças que morrem por doenças ligadas à má qualidade da água: de 1,5 milhão para cerca de 600 mil ao ano. Fonte: BahiaNotícia 

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014
 

A partir do próximo ano, pacientes com hepatite C poderão contar com um tratamento que inclui três tipos de medicamentos, com da taxa de eficiência na eliminação de 80% a 90% dos casos da doença. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edison Parise, o Sofosbuvir, o Daclatasvir e o Simeprevir estão em processo de análise para homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Agência Brasil, a homologação deve ocorrer até o fim do ano, para que os medicamentos sejam usados pelos pacientes nos primeiros meses de 2015, em períodos de 12 semanas. O Ministério da Saúde está em negociação com laboratórios para fazer com que a compra dos medicamentos seja fixada em valores mais baixos, para que os produtos sejam oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o chefe do Ambulatório de Hepatites do Hospital de Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê Assessor do Programa de Hepatites do Ministério da Saúde, Raymundo Paraná, caso os custos não sejam diminuídos, a oferta dos medicamentos no SUS se torna inviável. “O SUS não suportaria, de uma hora para outra, que remédios que têm custo de US$ 120 mil nos Estados Unidos fossem universalmente disponibilizados em país como o nosso, que tem limitação orçamentária”, explicou. Fonte: BahiaNotícia

Detalhes
Notícia postada no dia 19/11/2014
 

A 18 quilômetros de Morro do Chapéu, a Cachoeira do Ferro Doido contempla o visitante com uma vista deslumbrante. O nome Ferro Doido, criado por garimpeiros de diamantes, indicava a dificuldade de se trabalhar na área devido à presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho. A depender da época do ano, aparecem quatro quedas d’água, que se precipitam do alto dos 118 metros de altura, se assemelhando a uma escada, até desembocar em um imenso canyon, seguindo ao encontro com o Rio Jacuípe. É um espetáculo de rara beleza. Os adeptos de esporte radicais podem aproveitar o grande porte da cachoeira para a prática de rapel e saltos de pára-quedas. Na nascente, os dois poços propiciam banhos inesquecíveis em meio a uma floresta com árvores de grande porte, habitat de animais silvestres. A paisagem é cinematográfica desde a trilha por sobre o leito de pedras, por onde a água se espalha, até o paredão escarpado e coberto de uma vegetação exuberante de bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

Fruto do encontro do Rio Jacuípe com o Rio Preto, a Cachoeira do Agreste brinda a natureza em meio a uma flora diversificada e colorida por bromélias, orquídeas gigantes de cerca de um metro de altura, e exemplares de plantas carnívoras, devoradoras de insetos. A principal queda d’água tem aproximadamente 50 metros de altura, seguida de uma bacia que se precipita em um canal com poços profundos onde, no passado, se dava a exploração de diamantes. Durante a trilha, de aproximados 3 km, várias praias e pequenas quedas d’água margeiam o rio enfeitado de flores e cores. 
O acesso à Cachoeira do Agreste fica a 17 quilômetros de Morro do Chapéu, pela BA-426, em trecho asfaltado. A partir daí, são mais 8,5 quilômetros em direção ao povoado de Flores, dobrando à direita.

A 6 km da vila, a Cachoeira do Ventura tem cerca de 30 metros de altura e um poço propício para mergulhos. Seu leito é formado de arenito. O acesso é pela BA-052, cerca de 27 quilômetros até a Barragem do Angelim. Daí é só dobrar a direita, no entroncamento, e seguir mais 8 km até a cachoeira. Neste mesmo entroncamento, no sentido oposto, o destino é a Cachoeira Domingos Lopes, também formada pelo Rio Jacuípe. A partir deste entroncamento, são 12,5 quilômetros em estrada de terra, até um novo entroncamento à direita para o povoado de Cachoeira, e, daí, mais 1,8 quilômetro e 600 m de trilha para chegar à cachoeira. Na nascente, um belíssimo lago é um convite irresistível para banhar-se e curtir a tranqüilidade do local em meio à natureza.


Diário da Chapada - A Notícia em Tempo Real!