Domingo 19/11/2017
03h:01min
Prefeitura leva Programa Anti Tabagismo ao interior do Município
Na manhã desta quarta-feira, 14, em Itaitu, a Secretaria de Saúde de Jacobina, juntamente com o núcleo de apoio de saúde da família (NASF), os agentes comunitários do PSF da Felix Tomaz, e as residentes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que participam do programa estadual de residência multiprofissional regionalizado em saúde da família (PERMUSF) reuniram pela primeira vez o grupo de pessoas que largaram o cigarro participando do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. 

O grupo tem 13 participantes e dos nove que conseguiram parar está Sirlene Brunno que deu seu depoimento. “Eu tinha 50 anos fumando e já havia tentado parar outras vezes, mas só agora, com o apoio do trabalho em grupo, consegui e já estou há três meses sem fumar. As consultas coletivas são fundamentais para ver que outras pessoas estão enfrentando o mesmo problema e vencendo”, garante Sirlene, que fumava um maço por dia. 

Segundo Elciana Roque, terapeuta ocupacional da NASF, o programa que começou em Fevereiro e tem duração de um ano, é fundamental no modelo de atenção, que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, com o acompanhamento dos agentes comunitários de saúde, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais. 

Para a secretária de saúde Mariana Valois o grupo do PSF da Felix Tomaz está de parabéns pela iniciativa, pois sabe o quanto é difícil ajudar as pessoas a largarem o cigarro, onde muitas delas encontram esse meio como refugio e estão vulneráveis a esse vicio. “Adorei a iniciativa de trazerem esse grupo para um lugar onde se tem o contato com a natureza, mostrando a elas uma renovação e uma nova qualidade de vida”, disse Mariana. 

Ascom/PMJ
Morgana Gonçalves.
16/06/2017 14h37
carregar mais notícias