No feriado de sete de setembro, escolas, instituições, grupos e entidades se uniram para levar à Avenida suas várias formas de demonstrar o dever cívico em comemoração à Independência do Brasil.

A Orlando Oliveira Pires ficou lotada de famílias que vieram prestigiar esse evento que traz tanto brilho para a nossa Avenida. Como sempre os desfilantes mostraram suas satisfações em comparecer ao evento e mais uma vez os regentes conduziram suas fanfarras com maestria, levando o público ao delírio ao trazer músicas da atualidade para a apresentação.

A Maçonaria, por sua vez trouxe alguns membros da Loja para esse que é um evento onde eles têm muito o comemorar, pois tiveram a maior parcela de contribuição para que o Brasil adquirisse a independência. Um de seus lemas é a Liberdade e foi o que Guatmozin (o nome maçônico de D. Pedro) fez quando lhe foi pedido em Loja, a liberdade da colônia portuguesa.

A Polícia Militar, o Tiro de Guerra 06-008, a Guarda Municipal, o SMTT e a Brigada de Incêndio da JMC, a Cavalaria e carros antigos foram outros destaques do desfilie.

  

Na oportunidade, membros da APLB Sindicato uniram-se em manisfesto, onde de forma pacífica expuseram cartazes e faixas com algumas reivindicações da categoria como: aprovação do plano de cargos e salários bem como pagamento do retroativo dos professores referente ao primeiro semestre de 2013. Esse foi o único manifesto, haja vista que como de costume em anos anteriores, sempre comparecia à Avenida o Grito dos Excluídos, porém o grupo não foi formado, havendo apenas a presença do famoso e incansável "Boca" como sua faixa de repúdio.