Que eles são considerados “os amigos” do homem nós temos certeza, que nos dão alegrias, que nos esperam com carinho e amor, que são benéficos para terapias psicológicas não temos dúvidas, mas por que nós humanos ainda os desprezamos e os tratamos com tamanho descaso? São perguntas que infelizmente custamos a achar respostas, e, quando as temos, são as piores possíveis, estou falando dos animais de rua, mais precisamente dos cães.
Nós vivemos em um município de aproximadamente 80 mil habitantes, uma cidade de médio porte se comparada com grandes metrópoles, e temos um número significativo de cães e outros animais perambulando pelas ruas, abandonados, sem lar, podendo e transmitindo doenças parasitárias, ocasionando problemas de saúde para a população. Sem deixar esquecer que os animais precisam de cuidados específicos e de um lar para serem protegidos e cuidados com carinho. O que acontece em Jacobina é a falta de responsabilidade e negligência para com a saúde pública e com os cães que não têm culpa alguma de estarem vivendo dessa forma tão “irracional”.
Nossos governantes precisam urgentemente tomar providências cabíveis para sanar essa situação em que nos deparamos todos os dias. Até quando vamos ver os cães nas ruas sofrendo maus tratos e susceptíveis as doenças? Doenças essas que, além de fazer com que eles sofram, consequentemente ocasionam problemas de saúde para a população.
Até quando vamos ficar estacionados no descaso? Até quando vamos assistir de camarote o sofrimento desses animais que só querem e precisam de carinho? Cadê as autoridades competentes que não buscam solucionar esses problemas com medidas reais? São perguntas que todos nós gostaríamos de obter respostas.
Jacobina merece e precisa de um centro de zoonoses para atender a demanda que é grande, precisamos muito de um abrigo de cães, que os tirem das ruas, que lhes dê assistência veterinária, que os reabilitem e que sejam colocados para adoção. Nossa cidade precisa que nossos governantes pratiquem políticas públicas para os animais, precisamos atuar de forma responsável para com esses animais, ter respeito, carinho e amor.
São animais capazes de mudar a vida de um ser humano, de encher os nossos corações de felicidade. Já observou um cachorro brincando com uma criança? Veja e comprove o sorriso fácil, a felicidade espontânea e real que compromete e dá sentido a alegria de um ser humano, verá que o engajamento e respeito em prol desses animais desencadeará uma satisfação enorme.
Saudações Sustentáveis!
Por Jorge Sergipano - Ambientalista e Protetor das Causas em prol dos Animais.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.