Em pesquisa de opinião pública, o vereador Tiago Dias foi eleito o vereador mais atuante  da Câmara Municipal de Jacobina. O prêmio foi entregue na capital do estado pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais.

De origem humilde, Tiago Dias foge dos padrões dos políticos medalhões muito comuns Brasil afora.

Eleito com 1454 votos pelo PC do B, o vereador diz que sua campanha custou apenas R$ 1.746,00, doados pelas comunidades que o apoiaram, entre elas Cafelândia,  Curralinho, Mucambo, Angico, Cachoeira dos Alves, entre outras. "Fui o escolhido por unanimidade para representar 19 associações e 54 lideranças no pleito de 2012. Foi puro corpo a corpo, nem carro de som a gente tinha, usamos apenas uma moto com um auto falante".

Com 29 anos e apenas ensino médio, Tiago surgiu da zona rural de Jacobina para a vida pública, depois de uma infância de muitas privações e dificuldades, mas também de honestidade e fé em um futuro melhor. Em uma conversa em seu gabinete, o vereador contou que começou a trabalhar muito cedo.

"Sempre tive vontade de trabalhar e depois de juntar moeda por moeda em um miaeiro, comprei um carrinho de mão e comecei a trabalhar como carregador na feira de Jacobina com 9 anos de idade. Mesmo morando na região da Cachoeira dos Alves, vinha para cá às quintas sextas e sábados, sempre conciliando o trabalho com os estudos."

Aos 12 anos Tiago começou a trabalhar na "Oficina do Zezinho", onde ficou por seis anos, já aos 18 foi para a fábrica de calçados Parabela, em seguida mototaxista nas empresas União e Moto Caeira e após passagem pela Coelba enfim ele foi parar no  Ascob onde diz que foi seu divisor de águas.

"Lá conheci o cooperativismo, como agente de crédito viajei pela região do sisal e vi a força das cooperativas de lá. Como a união de pequenos agricultores davam bons resultados para as comunidades, resolvi então desenvolver o associativismo em nossa região, pois me identifiquei muito com a ideia."

Sobre sua atuação como vereador ele diz

"Uso meu mandato como instrumento de desenvolvimento para as comunidades que represento e que me elegeram. Tenho a convicção que o bem maior do homem é o conhecimento e que não é preciso ser rico para se viver bem, basta ter seus direitos garantidos e para isso o cooperativismo é um instrumento muito forte."

Sempre visto nos movimentos sociais, Tiago diz que o cargo não mudou seu jeito de ser." Depois que me elegi, algumas pessoas chegaram a me dizer - Rapaz, você agora é vereador, não pode ir pra esses movimentos, mas eu esclareci que agora é que tenho que ir, o povo não me elegeu pra ficar em um gabinete como almofadinha, fui eleito para estar ao lado do povão, foi pra isso que eles votaram em mim. Não faço assistencialismo, acho que isso é dever do estado, a minha contribuição é estar ombro a ombro com pessoas simples como eu."

Apesar de estar em primeiro mandato, Tiago já tem serviços prestados na região que representa, conseguidos antes mesmo de ser eleito.

"Já tínhamos conseguido sinal de internet, centrais digitais rurais, fábricas de costuras e de sabão para nossa região, além disso, conseguimos a implantação de sete sistemas de abastecimento de água que já tiveram as obras iniciadas e duas que estão para começar, que atenderão ao Mucambo, Angico, Pilões, Barrocão Velho, Brejo e Várzea, com o apoio do Deputado Amauri Teixeira, Cícero Monteiro e da CERB."

Quanto ao prêmio recebido, o vereador diz que foi uma surpresa, uma grata satisfação. "É um sentimento de muita felicidade em ter meu trabalho reconhecido, mostrar que vale a pena desenvolver sua função com seriedade. Dedico o prêmio a todos os munícipes de Jacobina".

Fonte: Bahia Acontece