Foi publicado no site de relacionamentos Facebook pelo Vereador Tiago Dias um texto onde ele fala sobre sua visita a algumas escolas do município e a real situação das cantinas, confira na íntegra o texto e as fotos postadas:

"Compete também ao vereador fiscalizar o uso/destino das verbas destinadas para merenda escolar, para isso estive visitando algumas escolas públicas municipais em Jacobina para verificar se os alunos estão sendo contemplados/beneficiados com os benefícios deste programa.

E ao chegar a várias escolas identifiquei a falta de merenda escolar e quando esta existe esta muito distante do que preconiza o Ministério da Educação.

Um descaso, pois é direito assegurado aos alunos e não estão sendo respeitado. Lembrando apenas que muitos destes alunos saem de suas casas ainda durante a madrugada e muitas vezes sem dinheiro para comprar lanche. 

O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, garante a transferência de recursos financeiros para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

Segundo (ACCIOLY, SAUNDER, LACERDA, 2004).
“Durante a etapa escolar, a fase entre os seis aos doze anos, o crescimento é caracterizada como lento e constante. Este é um grupo etário que tem suas próprias necessidades nutricionais diferindo das outras fases de crescimento, pois nesta fase a criança tem novas funções que requerem maior quantidade energética com aporte vitamínica e mineral adequado.” 

Verifiquei também a inexistência da assinatura do profissional responsável pela elaboração do “cardápio”.

Igor Fagner - Rota 324