Em sessão desta quarta-feira, 04, na Câmara de Vereadores de Jacobina, foram apresentados o Plano de Cargos e Salários dos Profissionais em Educação e o Estatuto do Servidor Público Municipal.

Após entrarem em um consenso, prefeito municipal e representantes da APLB Sindicato concluíram o Plano de Cargos e Salários e a proposta foi apresentada aos vereadores na manhã de hoje. De acordo com regimento interno, os nobres edis terão dez dias para analisarem o projeto e colocar em votação.

Foi apresentado também pelo presidente do Sindicato dos Servidores, Pedro Jackson, um novo Estatuto do Servidor, onde é defendido também a melhoria no salário dos demais servidores municipais, porém, devido ao projeto ainda não estar completo, foi pedido ao presidente da câmara Milton Sena que esperasse até a próxima sessão para que os dois planos fossem analisados juntos.

Temendo não haver verba suficiente para os dois planos, servidores públicos reivindicavam a todo instante a compreensão dos profissionais em educação, que por sua vez, demonstravam não aguentar esperar mais pela aprovação, uma vez que o projeto é esperado há dez anos.

Segundo Pedro Jackson, eles não são contra a aprovação do plano para os profissionais em educação, apenas querem que seja analisado com mais cautela para que não inviabilize outros planos.

Por sua vez, Sandreia, representante da APLB Sindicato, diz que não há mais o que ser analisado, "existe uma verba do Fundeb que é direcionada para as despesas, agora é a hora do plano ser aprovado, do mesmo jeito que chegou o nosso momento, o deles também chegará" disse. 

Logo mais abaixo a reportagem completa com entrevistas cedidas ao Rota 324 pelo presidente da câmara, vereador Ramon e interessados dos dois sindicatos, confira em vídeo como foi a sessão, com imagens de Vinicius Garcia e reportagem de Igor Fagner.