"Aproveitemos a chegada do Natal para pedirmos ao Papai Noel pneus de presente" Disse um colaborador, acrescentando ainda que, até o pneu de socorro pede socorro. 

O Rota 324 recebeu uma denúncia sobre a precariedade dos pneus do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192 em Jacobina, e fomos conferir de perto a real situação das Unidades.

Como mostra foto em destaque, pneus sem condições de uso estão sendo utilizados para o trabalho, colocando em risco tanto a vida dos enfermos quanto dos enfermeiros que trabalham nas unidades. 

Segundo informações, um dos pneus furou no Povoado do Tombador com apenas um arame, mostrando a fragilidade da borracha. Foram solicitados dez pneus novos à prefeitura municipal e apenas dois foram entregues devido ao estouro dos substituídos. A explicação é que tem que ser feito uma licitação.

Após abordarmos o assunto ao vivo pela Rádio Jaraguar Am, a assessoria de comunicação da PMJ em resposta informou que nenhum serviço é feito sem licitação, subestimando a inteligência dos jacobinenses e da reportagem do Rota 324.

Pois bem, vejamos nos links à seguir se a informação procede:

Dispensa de licitação para aquisição de Cartuchos e Tonner


Dispensa de licitação para aquisição de freezers, refrigeradores e bebedouros


Portanto, basta entender quer para toda e qualquer urgência existe sim abertura para uma dispensa de licitação.

Na mesma resposta, a assessoria citou como vantagem a pré-seleção de Jacobina para o curso de medicina, que os pneus fazem parte de um assunto sem importância e que o que deveria ser destacado era essa vitória de Jacobina. Concordamos. Jacobina está de parabéns pela conquista, após a luta do Epaminondas - IFBA, Luiz - Tassel, Zélia - Sindicato, entre outros, e que tem a obrigação de ter o apoio da PMJ, porém são temas distintos, não fazendo com que a segurança dos enfermeiros e enfermos sejam colocadas para escanteio.

Além da problemática dos pneus carecas, o Samu 192 ainda passa por problemas de comunicação, vez que, ao ser feito uma ligação através da operadora Tim, o solicitante é direcionado para a Central de Regulação em Salvador, onde passa cerca de três minutos ouvindo sinfonias de Mozart enquanto aguarda para ser atendido. 

A assessoria informou que a prefeitura não trabalha com telefonia, portanto não pode ser apontada por esse problema. Mas o Samu 192 é de responsabilidade da PMJ e ela tem a obrigação de resolver o que está errado, seja intervindo com a operadora ou informando à comunidade uma forma mais rápida dela ser atendida.

O fim de ano está chegando e os enfermeiros do Samu contratados através da Coof Saúde já foram avisado que não terão direito ao tão esperado 13º salário. 

São problemas que passam nossos bravos colaboradores do Samu, esses que, muitas vezes são colocados na forca por chegarem atrasados em uma solicitação, mas que na verdade não sabemos as dificuldades enfrentadas por eles para atender toda a população, incluindo trotes, falta de incentivos salariais, falta de comunicação, etc.  

E quando gritam por socorro, ouvem como resposta uma assessoria que tenta cobrir os problemas falando de promessas de obras para a cidade, ouvem uma assessoria enchendo a boca para falar de futuras instalações, essas que, vocês só verão divulgadas aqui no Rota quando passarem de futuras para obras iniciadas, para não cometermos o mesmo erro de quando anunciamos um Plano Inclinado, esse que, nos foi passado como projeto autorizado mesmo antes de ter um papel riscado. 

Nossos jacobinense estão cansados de tantas promessas criadas de última hora para cobrir os problemas existentes. Conversem menos e trabalhem mais, afinal, vocês são muito BEM remunerados para isso.