O escultor jacobinense Elias Mendes veio para Jacobina matar a saudade de parentes e amigos e a equipe do Rota 324 aproveitou o ensejo para bater um papo com esse grande artista.

O encontro foi na Retiauto dos empresários Edvaldo Araújo e Hamilton, onde o escultor matou um pouco da saudade do tempo em que era mecânico "Eu descobri a arte depois dos 30 anos, minha primeira profissão foi a de mecânico junto com meu amigo Hamilton que conheço desde pequeno" lembrou.

Elias atualmente mora na cidade de Russas, há 150 km de Fortaleza e nos conta que iniciou as artes fazendo mulheres de areia na Praia de Canoa Quebrada e só aí foi despertada a ideia de transformar suas esculturas em cimento. Com diversas obras espalhadas pelo país, ele nos disse que a foto do gorila (abaixo) foi a que mais repercutiu, sendo tema de matérias em grandes jornais da região "Pesando um pouco mais de 500 kg, foi preciso reunir os funcionários do cliente para que eu pudesse realizar a entrega". 

Quando soube que Elias viria para Jacobina, apaixonado por cães, Edvaldo Araújo não perdeu tempo e já encomendou logo seu Pitbull (foto). Junto com ele, outros clientes de Jacobina e região também fizeram seus pedidos, inclusive um restaurante no Centro de Jacobina que promete colocar uma enorme vaca na porta da empresa para os clientes tirarem fotos.

Elias é graduando em Pedagogia e nos conta que uma de suas maiores paixões é promover palestras, principalmente para crianças e adolescentes "Ensino a eles a arte em sabão, mas o que gosto mesmo é de falar sobre autoconfiança e motivação, lhes mostro que se eles realmente desejarem algo na vida e correrem em busca conseguirão!" disse acrescentando "Para os professores eu incentivo conhecer mais seus alunos, dentro de uma sala de aula existem diversos talentos escondidos e que não podem passar despercebido. Quando um talento é descoberto, dali a professora poderá já encaminhá-lo para uma empresa e trabalhar no que ele gosta" frisou. 

Cheio de humildade e otimismo, Mendes nos confessou que já passou por grandes dificuldades nessa sua jornada, mas que já estava cansado de falar sobre isso por todos os lugares que ia "Se me chamarem para dar uma palestra sobre superação, pode ser a empresa mais rica do mundo, eu falarei de graça, mas em matérias eu quero falar de coisas boas, tem tanta coisa boa pra se falar não é?" brincou. 

Sua infância, ele gosta de deixar claro, que foi na Rua São Salvador "Achei interessante uma matéria feita por Corino onde o título era 'Da Rua São Salvador para o mundo' e eu gosto de falar de minhas origens, de meus amigos e sempre que posso estou em Jacobina" falou acrescentando que não adianta nada o homem estar na multidão ou cheio de dinheiro se ele não tiver amigos.

Para pedir qualquer produto, basta enviar uma foto que o artista executa com fidelidade sua obra, o número de contato é o (88) 9703-1418. Vale a pena!

Igor Fagner - Rota 324