No dia 19 de outubro do ano passado, nossa equipe fez uma matéria sobre a pequena Laura Estefane de 11 meses que havia morrido de leishmaniose, a conhecida doença de Calazar, no Bairro do Leader em Jacobina. 

Pois bem, este ano Jacobina volta a ter esse tema discutido na TV, dessa vez no Programa Na Mira da TV Aratu – Filiada do SBT na Bahia. Na matéria, a Jacobinense Mara Silva fala sobre a contaminação de sua filha L.M.S. de um ano e um mês e de sua indignação com a Secretaria de Saúde do nosso município.

A criança é moradora da mesma rua em que a leishmaniose levou ao falecimento a pequena Laura. Nossa equipe entrou em contato com o pai da garotinha, Daniel Silva, que nos contou que essa é a terceira vez que sua filha é levada para Salvador onde está sendo tratada da doença, e, que todas as vezes as passagens foram pagas de seu bolso, devido a burocracia que existe para se conseguir uma vaga no transporte que leva os pacientes de Jacobina. 

“Quando falamos com o pessoal que cuida desse assunto sobre o calazar, eles nos informaram que a Secretaria de Saúde tem outras prioridades” disse Daniel indignado com a falta de sensibilidade dos representantes no quesito saúde. Ele ainda nos acrescentou que sua filha foi levada para o médico por ter apresentado um caroço e que houve demora no diagnóstico da leishmaniose, só sendo descoberto alguns meses depois.

Ao ser perguntado o que teria mudado no Bairro do Leader depois da morte de Laura Estefane, Daniel nos conta que quase nada mudou, e, que os cachorros doentes continuam circulando pelas ruas, principalmente onde ele mora que é cheia de crianças brincando.

Na matéria feita ano passado, recebemos a resposta da Secretaria de Saúde, onde nos informaram que não existe campanha contra a Leishmaniose, devido aos índices de contaminação serem baixos, e que os agentes estavam direcionados ao problema da dengue.

Portanto, para os moradores do Bairro do Leader, basta que morra muita gente para que o problema seja visto com prioridade. 


Rota 324 – Fique bem informado sempre!
Por Vinicius Garcia e Igor Fagner