Na noite de ontem, 25, na Câmara de Vereadores de Jacobina encontrei com o coordenador da Defesa Civil Geovaldo Alves de Almeida, ele que é Técnico em Meio Ambiente e Mineração e o principal responsável pelas ações emergenciais após as fortes chuvas que caíram em Jacobina. Segundo Almeida, esta foi uma semana de pouco descanso “Acho que desde a primeira chuva no início da semana, eu só dormi umas duas horas” contou.

Desde sua inauguração em setembro de 2013, o Rota 324 vem identificando e homenageando pessoas que fazem acontecer, moradores que doam grande parte de seus tempos na construção da história de Jacobina e Geovaldo, com certeza, é mais um que não mede distância nem esforços para auxiliar, seja no combate a um incêndio no meio da noite ou uma pequena Blitz no combate à poluição sonora.

Atualmente exercendo o cargo de coordenador da Defesa Civil, Geovaldo nos contou um pouco sobre essa função e onde ela auxilia a população de Jacobina.

“A defesa Civil no município foi criada em 2001, mas só foi à ativa mesmo dez anos depois e é composta por diversos setores da sociedade, com um coordenador e um assessor técnico, além das entidades: Polícia Militar, Guarda Municipal, Associações de Bairros, Acija, CDL, Sindicatos, Associações Rurais, entidades filantrópicas, Ongs e a Yamana” disse Geovaldo acrescentando que muito ainda se ouve que esse é um setor apenas da prefeitura “A Defesa Civil engloba toda a sociedade porquê é uma forma de manter a cidade toda protegida, pois em qualquer área que surja risco, sempre haverá alguém que saberá o que fazer” Completou.

“Seja o problema um incêndio, desmoronamento, chuva ou seca, a Defesa Civil é acionada e, com uma comissão, age na análise do local, busca uma solução para reduzir os riscos e trabalha na reconstrução após danos causados. A Defesa Civil hoje funciona em anexo ao escritório da Secretaria do Meio Ambiente e pode ser acionada pelo telefone (74) 3621 – 2813 ou na ouvidoria pelo 0800 284 3611” informou.

Geovaldo nos informou ainda que há um apoio dado por uma equipe de Bombeiros Civis que mesmo não fazendo parte da Defesa Civil, vem dando uma enorme assessoria aos membros. “O município foi contemplado no ‘Bahia sem Fogo’ um projeto do Governo do Estado para o combate aos incêndios, onde por meio de uma luta do secretário do Meio Ambiente Ivan Aquino, Jacobina recebeu todos os equipamentos que auxiliam nessas ações”

Outro grande guerreiro que auxilia a Defesa Civil é o Nildo Serra Verde, que também já foi homenageado pelo Rota 324 devido à sua grande parcela de contribuição à população “O Nildo conhece cada passo dessas serras de Jacobina e nos auxiliou muito quando recebemos uma equipe da CPRM, um serviço federal de Geologia, quando realizaram em Jacobina o mapeamento das áreas de risco” contou. 

Geovaldo é mais um dos que se destacam na Prefeitura Municipal de Jacobina e faz a diferença na hora de cumprir com suas responsabilidades e, como disse ele, esse é um setor que exige comprometimento, pois é uma área que não permite erros, deixando o cidadão seguro, mesmo nas áreas de risco. Parabéns ao profissional, essa é uma homenagem do Rota 324 a mais um guerreiro, uma personalidade que atua e ama nossa terra!

Igor Fagner – Rota 324