A redação do Rota 324 foi abordada por um condutor e leitor para levantar diversos questionamentos por parte da concessão de serviço público para exploração do sistema de estacionamento rotativo pago, nas vias e logradouros públicos, denominado "Zona Azul", de Jacobina.
Nosso leitor nos contou que na manhã desta quinta-feira, 19, pagou o estacionamento para o uso de meia hora do espaço e devido à demora em sua prestação de serviço no Centro da cidade, precisou ficar por mais meia hora no local "Fui multado pela agente da empresa Sinal Park no valor de R$ 15 reais, paguei por estar errado, mas questionei dela se esse valor arrecadado iria contribuir na melhoria das ruas da cidade onde abrange o serviço da empresa dela" disse o leitor destacando ainda "Ela me respondeu que não era de responsabilidade da empresa e sim da Prefeitura Municipal e do SMTT - Serviço de Trânsito" informou.
Cheio de interrogações, o condutor nos colocou na incumbência de descobrir:
O Zona Azul é total arrecadação da Sinal Park ou divide a verba com a prefeitura? se divide, como podemos acompanhar essa arrecadação?
Em contato com alguns vereadores, fomos informados que essa concessão pública é de total arrecadação da empresa Sinal Park. Já o gestor de Trânsito Wagne Melkart, em entrevista cedida ao Rota 324 em 10/09/14 (ver matéria), fomos informados que haveria arrecadação também para a prefeitura e esses valores seriam acompanhados pelo prefeito, o presidente da Câmara e o Tribunal de Contas do Município que colocaria à disposição da população.
Qual a segurança que temos em estacionar em um local pago?
Fomos informados ainda que não há segurança para o veículo e que isso ocorre da mesma forma em todas as cidades onde foram instalados estacionamentos pagos. Porém buscando mais sobre o assunto, descobrimos que em todos os locais em que aconteceram prejuízos materiais aos condutores, o Juiz foi favorável ao dono do veículo e a empresa arcou com as despesas inclusive em caso de roubos.
As deficiências nas vias públicas de abrangência do Zona Azul ficam por responsabilidade deles ou da PMJ?
Como informou previamente a agente, a reforma das Ruas na área do Zona Azul é um dever da prefeitura municipal, realizando reparo em qualquer dano à via pública. Como se o local fosse ao mesmo tempo Privado e Público, entende? Nem eu.
Além do estacionamento fácil, quais são os outros benefícios dados aos condutores?
Se não há reforma de ruas, seguro contra danos e roubos, café nem bolacha, resta apenas, o acesso fácil ao estacionamento.
Saiba nesse sábado mais um questionamento, dessa vez uma dúvida da equipe do Rota 324: Como poderemos acompanhar a arrecadação da... até lá!
Igor Fagner - Rota 324
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.