O Rota 324 lança nesta semana o quadro "Os sete pecados do Rei" em alusão ao nome Rui Rei Matos Macedo, prefeito de Jacobina, e durante os sete dias falará sobre algumas secretarias e suas falhas na condução do município.

Iniciamos com a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde uma figura muito conhecida da sociedade está dono da pasta, o secretário Juliano de Carvalho Cruz, ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Vereadores, ex-futuro-aliado do prefeito na última gestão Rui Macedo (quer dizer, a última esperamos que seja esta), refazendo: ex-vice-prefeito da gestão passada de Macedo. 

Não é novidade para ninguém que o planejador Juliano já tenha passado por todas as administrações, servindo até mesmo de sátira para o apresentador Laedson Almeida no quadro Língua de Trapo, numa emissora local, quando o personagem Pirulito colocou a canção de Luan Santana "Escreve aí" oferecendo ao secretário o trecho que diz "É só você fazer assim, que eu volto" referindo-se à instabilidade do Cruz nos grupos políticos. No fim de 2014 Juliano Cruz assumiu a pasta e já começou os seus trabalhos, tanto na sua secretaria quanto nas articulações políticas em prol de uma Câmara de vereadores mais próxima do gestor.

Mas o que nos fez escolher essa secretaria? 

No dia 9 de março do corrente ano, uma mega estrutura foi montada para anunciar o lançamento do Projeto "Nosso Bairro Melhor" no intuito de ouvir a comunidade, colocando assim, em prática a promessa de uma administração participativa. Diversos convites foram enviados à imprensa, uma comissão foi formada e lá estavam, no Centro Cultural, todos uniformizados e prontos para "ir à luta". Tela de projeção e diversas projeções, inclusive as de avanços na área estrutural "Vamos com uma equipe ouvir as demandas da comunidade e na semana seguinte outra equipe já chegará atendendo os moradores e resolvendo tudo o que foi decidido, enquanto visitaremos o bairro seguinte" prometeu.

Cinco meses se passaram, a festa acabou, a reunião só começou e não continuou, o povo questionou: a evolução não veio, a promessa não veio, a estrutura desejada não veio, e agora José? (hashtag) Perguntar não ofende.

Itaitu foi a primeira comunidade a ser atendida, segundo a comissão, por ser o principal ponto turístico da cidade. Segundo informações levantadas, a demanda mais votada entre os moradores, foi a instalação de um PSF com atendimento durante toda a semana e, a única obra que fizeram, foi instalar uma placa de reforma do Posto de Saúde, deixando a comunidade sem atendimento. O Calçamento do acesso à cachoeira e a reforma da quadra, tão propagados pela comunicação da PMJ, foram colocados na lista de votação de forma indutiva, pois já estavam pré aprovados e com obra já licitada, fazendo com que parecesse uma resposta rápida às demandas da comunidade.

Apenas dois outros Bairros foram visitados, Peru e Nazaré, este último, segundo os moradores, entre as solicitações estavam a iluminação e a pavimentação de algumas ruas, além da quadra poliesportiva do Bairro. Ainda segundo um morador do Nazaré, o terreno para a quadra foi cedido pela administração passada e já está servindo de invasão de residências. Nos dois Bairros a PMJ realizou apenas a poda de árvores e um mutirão da limpeza. 

Na época do lançamento do projeto, o Rota 324 atendeu o convite e foi ao Centro Cultural cobrir o lançamento, pois víamos (e até escrevemos nossa visão) nesse projeto, uma forma de mudar a imagem da atual administração, pois nada melhor do que ouvir a comunidade em seus anseios, suas prioridades, mas que infelizmente, esse era mais um plano de ação do prefeito Rui Macedo, onde há muita propaganda e pouca mão na massa.  

Perguntar não ofende: todas as demandas estão sendo guardadas para o ano que vem? Onde e quando será a próxima reunião do programa "Nosso Bairro Melhor"?

No editorial de amanhã falaremos sobre Educação e a saga dos professores da rede municipal.

Cerimônia de lançamento do programa 09/03/15