A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou que o surto de Zika Vírus é uma emergência de saúde pública internacional. Com este alerta o Zika atinge o mesmo patamar de alerta dado anteriormente ao ebola.
E quem já aderiu à campanha do #ZikaZERO em seu perfil do instagram foi o engenheiro civil jacobinense Paulo Vitor, trazendo uma importante dica, relacionada à sua área de atuação, de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a publicação, os reservatórios de concreto armado cobertos com telhas (muito comuns em edificações de pequeno porte) podem favorecer a proliferação do mosquito.
Nas palavras do engenheiro "A instalação hidrossanitária, além de funcionar bem, pode e DEVE ser uma arma contra o mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika." e recomenda que reservatórios de concreto armado coberto com telhas tenham as telhas substituídas por uma laje de concreto ou que o reservatório de concreto seja totalmente substituído por um reservatório de PVC que possui, segundo ele, uma tampa mais leve e mais eficiente no combate à proliferação do mosquito.
Seja qual for a escolha, a ação/reforma demanda cuidados especiais, a exemplo da análise estrutural do sistema que sustenta o reservatório, não devendo ser realizada sem consulta prévia a um profissional habilitado.
O post original pode ser encontrado no ig: eng.pv .
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.