A palavra administração tem sua origem no Latim Adque significa direção, tendência para, e minister que significa subordinação ou obediência. Entre várias definições a mais moderna definição de administração “é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”.
Falando em administração, como não citar uma gestão do passado, a do saudoso Dr Carlos Alberto Pires Daltro ( Dr Carlito ou Carlitão ) que com recursos muitas vezes próprios, conseguia trazer o crescimento e o desenvolvimento para nossa Cidade, hoje, as administrações municipais recebem milhões, recebem emendas parlamentares, recolhem IPTU, tem suas “indústrias” de multas e outros recursos que fica pequeno o espaço para citar todos... e a população não consegui ver a máquina pública desempenhando seu papel, onde a população seja beneficiada com o básico que uma administração pública possa lhe oferecer. Portanto, as consequências de uma má administração, não dura apenas 4 anos, ela poderá durar vários e vários anos e muitas vezes pode ser irreversível para o município.
A falta de moralidade administrativa, afeta toda a atividade da administração, acarretando em atos de improbidade, que causa grandes prejuízos não só ao erário como prejudica toda a sociedade. O Administrador Público precisa ter em mente que ele é gestor de coisa pública, coisa da sociedade, e, por isso deve planejar a atividade do órgão ou entidade que dirige de forma a gastar menos e obter o máximo de resultado social e econômico, quando for o caso.
Por fim, precisamos analisar melhor os nossos candidatos, conhecer o perfil, suas obras, suas habilidades e competências, faz-se necessário uma mudança radical na escolha dos nossos representantes, pois quando isso não acontece... as administrações públicas ficam travadas, mal assessoradas e com poucas expectativas de desenvolvimentos, gestores com pouquíssimas qualificações, legislativos que praticamente não conseguem fazer ao mínimo sua função de fiscalizadores e elaboração de Leis quando não...se escondem em detrimento próprio, o dinheiro público cercado por empresários aproveitadores sem nenhum comprometimento com a região e que apenas querem ajudar a fraudar licitações e fazer construções sem sentido nas cidades e com péssima qualidade, já que a maioria do dinheiro já foi boa parte desviado.
Diante do exposto, vamos escolher melhor os nosso governantes.
?#?FICAADICA? Adm.Marcelo Luis Carneiro Oliveira
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.