É com uma alegria sem igual que o diretor do IFBA, prof. Epaminondas Silva Macedo, informa e divulga para toda comunidade interna – alunos, docentes e servidores - e externa, jacobinenses em geral, que recentemente foi alcançada mais uma grande conquista para o município. Através do IFBA foi elaborado e apresentado dois projetos: Um  sobre uma Rádio Educadora e outro sobre uma Emissora de Televisão.

Foram várias fases e ambas até então foram aprovadas em todas. Isso se iniciou em 2012, todavia foi mantido em segredo para se evitar especulações, interferências políticas e até mesmo aparição de estranhos tentando atrapalhar ou ter paternidade. Mesmo com as seguidas aprovações não publicamos para evitar comemorações antecipadas.
 
Todavia, a boa notícia é que desde 11 de janeiro de 2016, conforme Diário Oficial da União, o município de Jacobina já está habilitado pelo Ministério das Comunicações a ter uma Emissora de Rádio Educadora, de natureza pública, a ser gerenciado pelo IFBA, Campus Jacobina.  Um feito e tanto para o IFBA e para a cidade de Jacobina. O efeito dessa autorização possui vários vieses, que vão do econômico ao social, que ora não iremos discorrer.
 
E uma vez publicada a notícia sobre a conquista da Rádio, não faz sentido manter em segredo a tramitação do Canal de TV, mesmo sabendo que esse ainda aguarda a sua última fase. Torcemos para que o desfecho do processo da autorização para implantação da emissora de Televisão Educativa, também seja positiva.  Essa será, sem dúvida, a mais importante, e digna de comemoração por todos nós Jacobinenses.
 
Ressalta ainda o Diretor que a iniciativa se deu em razão da sua inquietude ou não aceitação em vê cidades do porte de Jacobina com canais de TV e a ausência nesse município. Daí resolveu buscar concretizar mais um sonho e o resultado está aí. Para tanto o mesmo declara que tem por obrigação moral reconhecer o papel e contribuição do Analista de Tecnologia da Informação, Ivo Chaves, da sua ex-chefe de Gabinete, Janeleide Lima e da ex-Pedagoga do campus Taiane Dantas. Sem esses não poderia elaborar e participar da Concorrência Pública, nacional,  para aquisição da concessão do sinal de Rádio, bem como se encontrar na última fase para concessão do canal de televisão.

Informa ainda que o próximo passo é viabilizar a implantação da emissora de Rádio, e pede a todos os jacobinenses  que façam suas orações para que cheguemos com sucesso a última fase da rede de TV. Finalmente, esclarece o Diretor que convidará entidades civis, públicas e privadas, para serem partícipes na administração e uso dos serviços da Rádio e mesmo da TV, após a confirmação desta última. 

Assessoria IFBA / Jacobina