O Rota 324 foi conhecer de perto o trabalho realizado pelo grupo Sopão Marcos Pessoa, em Jacobina. Distribuído todas as terças-feiras, o sopão tem amenizado o sofrimento de muitas famílias carentes, levando além de alimento, uma palavra amiga e momentos de reflexões. 

São cerca de 250 litros de sopa, além de arroz doce e pães, entregues em diversos bairros da cidade e no Construindo o Amanhã (Abrigo de crianças). Com uma parceria com o Cruzada do Bem, as sopas são feitas no Lar do Idoso no Bairro Félix Tomaz e envolve 15 pessoas diretamente, entre motoristas, cozinheiras e jovens que distribuem.

Nós conversamos com a Ana (Lia), que nos contou um pouco sobre esse grande ato de solidariedade. De acordo com suas informações, essa equipe já trabalha há oito anos realizando esse serviço "Quando nós assumimos essa responsabilidade, o projeto já existia, mas estava parado há quatro anos. Aqui nós preparamos comida de qualidade e nunca deixamos de entregar por falta de ingredientes" disse acrescentando que no início a ideia era de buscar na feira, material que sobrou, mas que não conseguiam contar com a boa vontade de alguns feirantes. "Resolvemos então buscar parceiros e começamos a comprar o que precisávamos, e até hoje contamos com a sensibilidade de algumas pessoas" lembrou.   

Lia conta que existe a necessidade de aumentar a produção, porém a quantidade de integrantes e de doadores é limitada "Nós sentimos que tem mais famílias precisando da gente, e se tivéssemos mais pessoas nos ajudando, iríamos atender" contou lembrando ainda que após algum tempo atendendo comunidades, o Sopão Marcos Pessoa começou a inspirar outros grupos dentro do Centro Espírita e hoje existem diversas pessoas doando alimento em bairros e dias diferentes. 

Marcos Pessoa

O nome dado ao Sopão é em homenagem ao presidente do Lar do Idoso na época. "Marcos Pessoa nos doou material para trabalhar e nos ajuda até hoje vendendo seus quadros e revertendo a verba para este e outros projetos. Marcos faz pinturas mediúnicas, e seu trabalho é todo revertido para a caridade".

Para Roberto Peixoto, integrante do grupo, é emocionante ouvir de pessoas idosas que aquela é a sua primeira refeição do dia. "Quando alimentamos pessoas carentes, somos alimentados espiritualmente. Foi o que nos ensinou Jesus e nos ensina a doutrina espírita. Esperamos que quem leia essa reportagem, se sensibilize e nos ajude doando alimentos para aumentarmos nossa entrega" destacou. Para você que queira contribuir com essa causa, basta ir até o Lar do Idoso, situado à Rua da Fraternidade no Bairro Félix Tomaz e entregar seu alimento, dizendo que é para ser entregue ao grupo do Sopão.

Igor Fagner - Rota 324