A LDS - Libras Despertar do Silêncio, iniciará no dia 6 de maio uma turma do Curso de Libras em Jacobina, mas ainda dá tempo de você se inscrever! Há uma equipe de plantão lhe esperando.
Durante toda semana haverá um estande montado na Praça Rio Branco ou você pode ir ainda na sede da empresa, situada à Rua Coronel Teixeira, 220 - Ao lado da Casa Feitosa. Um grupo de 5 pessoas tem desconto especial, aproveite!
Ideal para professores, médicos e demais profissionais que queiram se capacitar.
Quem faz a inclusão?
Estudar a educação escolar e inserção social das pessoas com surdez nos reporta não só a questões referentes aos seus limites e possibilidades, como também aos preconceitos existentes nas atitudes da sociedade para com elas. “A exclusão é o meio mais perverso e covarde de provocar dor, uma dor moral causada ‘ao indivíduo’, completamente indefeso e submetido, socialmente, “ pela expropriação violenta de sua normalidade” (MOYSES, 2011). Portanto a pergunta que fica é: O que podemos fazer, enquanto sociedade, para diminuir o sofrimento daqueles que não encontram meios para defenderem sua causa?
Segundo Maturana e Varela (2010), a vida é um processo de conhecimento: os seres vivos se apropriam desse conhecimento não a partir de uma atitude passiva, e sim pela interação. A educação é o meio que promove o desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral do indivíduo, visando à sua melhor interação social. Se o meio é a condição prévia de constituição do humano, todos aqueles que estabelecem uma relação com o meio tem condição de se apropriar do conhecimento, de se desenvolver. Porém, ainda se nota uma carência de recursos, sejam eles de ordem profissional, metodológica ou estrutural, que permeia o espaço educacional e social para a efetivação do desenvolvimento da pessoa com surdez desrespeitando o ritmo e a singularidade do ser surdo prejudicando-os pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio afetivo, linguístico e político – cultural, não havendo consequentemente o fortalecimento de sua identidade e cultura enquanto sujeito surdo.
Por isso, queremos responder à pergunta: Quem faz a inclusão? Como contribuir para a inclusão da pessoa com surdez na sociedade e no ambiente escolar? Poker (2001) afirma que as trocas simbólicas provocam a capacidade representativa desses alunos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento e do conhecimento. Por esse motivo, é de suma importância que nos coloquemos sempre no papel do próximo imaginando como seria nossa vida com as limitações do outro e o que poderíamos fazer para transformá-las em oportunidades de crescimento. Esse sentimento deve ser difundido em todas as áreas do conhecimento, buscando formar cidadãos críticos e sensíveis a causa. Dessa forma poderemos desconstruir barreiras do preconceito, criar comunidades acolhedoras e uma sociedade inclusiva.
Com este objetivo a LDS – Libras Despertar do Silêncio proporciona a comunidade jacobinense e região um aprendizado significativo por meio da Libras para comunidade ouvinte interessada no idioma, professores, médicos e demais profissionais para se deslumbrar na experiência visual de um jeito diferente de ver o mundo.
Gabriela Souza
Instrutora e Intérprete de Libras
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