Na tarde de ontem, estivemos no ponto de ônibus improvisado no passeio da Prefeitura de Jacobina, para ouvir um pouco mais sobre algumas denúncias que têm surgido. O primeiro problema é a proibição de os ônibus pararem no ponto da Praça da Matriz, fazendo com que os usuários fiquem expostos ao sol e tendo apenas um batente para sentar. De acordo com um dos colaboradores da PMJ, este problema já será resolvido semana que vem e todos poderão esperar na parada da Matriz. Vale destacar que a primeira foto foi feita ontem, e a segunda há um ano, quando os passageiros já esperavam nesse local.
Outro impasse é referente ao acesso gratuito dos idosos e pessoas com deficiência. De acordo com informações colhidas pelo Rota 324, a empresa que mantém a concessão, a Guimarães, está dificultando a vida de todos que têm o direito à passagem gratuita "Quando eles completam as seis vagas destinada a idosos, bloqueiam a porta e não nos deixam entrar, então precisamos seguir para a outra porta e pagar passagem" disse uma idoso acrescentando ainda que em Salvador, independente de qual cadeira sentar, eles não pagam passagem. Os questionamentos seguem quando o assunto é a documentação exigida. Para essa mesma idosa, eles não aceitam a apresentação da carteira de identidade, e se não tiver com o documento específico, são obrigados a pagar. A Lei brasileira 10. 741 (Estatuto do Idoso) que trata desse tema exige que aceite qualquer documento original com foto ou a carteirinha especializada neste tipo de transporte.
Ainda segundo nossa entrevistada: "Testemunhei o motorista ameaçando chamar a polícia para um deficiente, apenas porque ele reclamou da forma que somos tratados" relatou.
Nós fomos buscar mais informações sobre esse assunto e descobrimos que foi dado entrada no Ministério Público, um pedido de regularização dos serviços prestados pela empresa Guimarães Transportadora e Locadora, tendo como reclamantes, diversos presidentes de associações. A última reunião aconteceu no dia 15 de março de 2016, quando a Promotora de Justiça Dra. Rocío Garcia Matos, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jacobina, reuniu representantes da prefeitura, Guimarães e associações.
Entre as reclamações estavam: as estruturas de pontos de ônibus oferecidas pela prefeitura, entre elas a da Matriz supracitada; colocação de mais uma linha de ônibus para atender o Jacobina III, pois segundo seu presidente, quando o coletivo chega no bairro já está lotado; o atraso recorrente dos motoristas que, passam às 7h50 quando seus horários são às 7h30; inserir nos pontos de ônibus e dentro do veículo a lista de pontos de paradas e seus horários; disponibilizar um veículo de pequeno porte para atender o Vila Feliz; entre outras demandas.
Dentro da ATA da reunião contém também a declaração por parte do representante da empresa, Carlos Henrique Moreira Guimarães, onde ele informa que dentro de 60 dias 3 novos ônibus adaptados estarão circulando atendendo à PNE (cadeirantes). Para as demais solicitações, a promotora estipulou o prazo de seis meses para que a empresa se adeque ao que ficou firmado entre as partes. A ATA foi assinada por representantes do Jacobina 2, Jacobina 3, Itaitu e Cachoeira Grande e as reivindicações acontecem desde o início de 2015.
Igor Fagner - Rota 324
Ainda segundo nossa entrevistada: "Testemunhei o motorista ameaçando chamar a polícia para um deficiente, apenas porque ele reclamou da forma que somos tratados" relatou.
Nós fomos buscar mais informações sobre esse assunto e descobrimos que foi dado entrada no Ministério Público, um pedido de regularização dos serviços prestados pela empresa Guimarães Transportadora e Locadora, tendo como reclamantes, diversos presidentes de associações. A última reunião aconteceu no dia 15 de março de 2016, quando a Promotora de Justiça Dra. Rocío Garcia Matos, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jacobina, reuniu representantes da prefeitura, Guimarães e associações.
Entre as reclamações estavam: as estruturas de pontos de ônibus oferecidas pela prefeitura, entre elas a da Matriz supracitada; colocação de mais uma linha de ônibus para atender o Jacobina III, pois segundo seu presidente, quando o coletivo chega no bairro já está lotado; o atraso recorrente dos motoristas que, passam às 7h50 quando seus horários são às 7h30; inserir nos pontos de ônibus e dentro do veículo a lista de pontos de paradas e seus horários; disponibilizar um veículo de pequeno porte para atender o Vila Feliz; entre outras demandas.
Dentro da ATA da reunião contém também a declaração por parte do representante da empresa, Carlos Henrique Moreira Guimarães, onde ele informa que dentro de 60 dias 3 novos ônibus adaptados estarão circulando atendendo à PNE (cadeirantes). Para as demais solicitações, a promotora estipulou o prazo de seis meses para que a empresa se adeque ao que ficou firmado entre as partes. A ATA foi assinada por representantes do Jacobina 2, Jacobina 3, Itaitu e Cachoeira Grande e as reivindicações acontecem desde o início de 2015.
Igor Fagner - Rota 324
Foto tirada por Augusto Jacobina em 13/03/2015 quando o assunto
ainda era Hila Transportes
ainda era Hila Transportes
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.