O autismo é um transtorno do desenvolvimento; estima-se que atinja pelo menos dois milhões de brasileiros. O desenvolvimento é atípico, assim como o processamento das informações, com alterações sensoriais, como dificuldade em suportar aglomerações ou barulhos e na interação social.

Se o comportamento de uma pessoa com autismo lhe causar estranheza, saiba que não é birra ou falta de educação, vontade de chamar a atenção, falta de carinho ou frieza da mãe: o autismo é orgânico, embora os cientistas ainda não possam definir sua(s) causa(s). Cada pessoa com autismo é única: muitos podem ter uma dificuldade enorme para aprender, enquanto outros tem inteligência acima da média.

A inclusão social da pessoa com autismo e sua família depende também de sua atitude: não há rampas, óculos, linguagem especial que possam fazer isso de forma mágica. Precisamos entender que todos somos diferentes, e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo melhor.

Diferente é o mundo que queremos!

Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o
Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.

E em comemoração a este dia, Jacobina sediará curso sobre autismo com Prof. José Raimundo Facion


Celebrando o mês da Conscientização do Autismo a Folhas Consultoria em parceria com o Grupo INAPEA, promove em Jacobina nos dias 16 e 17 de abril,  o curso: Inclusão Escolar e Suas Implicações: Práticas Pedagógicas e Comportamentais com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O evento objetiva a formação continuada de profissionais da educação, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pais, cuidadores e estudantes em geral. Na ocasião, estaremos recebendo Prof. Dr. José Raimundo Facion PHd em Autismo pelo Institut für Autismusforschung- Alemanha.

Prof. Dr. José Raimundo Facion