O emprego de pedras ornamentais no acabamento de aberturas como portas (soleiras) e janelas (peitoril) remete à seguinte dúvida frequente. Que material empregar? Mármore ou Granito?
O Mármore é uma rocha metamórfica proveniente da exposição do calcário (rocha sedimentar) a pressões e temperaturas elevadas. Constituída, predominantemente, pelo mineral Calcita, o Mármore é um material de construção com baixa resistência ao risco e ao ataque de ácidos.
Essas características o torna inapropriado para aplicação em soleiras ou peitoris externos, principalmente em locais com grande incidência de chuvas ácidas. É também contraindicado para locais como cozinhas (devido às gorduras) e banheiros (devido à umidade), mas é muito indicado para locais secos, com baixa exposição a produtos químicos e pouca circulação de pessoas (como os quartos, por exemplo).
Já o Granito é uma rocha magmática composta, predominantemente, pelos minerais quartzo, mica e feldspato, o que lhe confere resistência ao risco consideravelmente superior se comparado ao Mármore.
A resistência ao risco (dureza) atribui ao material de construção Granito características competitivas quanto a resistência à absorção de água, ao desgaste abrasivo e ao ataque químico.
Escolher este ou aquele material de construção é uma tarefa que deve, SEMPRE, ser feita com o auxílio de um profissional. Pois, as características singulares da obra são decisivas para a conveniência de uma escolha tecnicamente apropriada.
Do autor
Eng. Civ. Paulo Vitor S. Santos
Jacobinense, Baiano, Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente é aluno da Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, fundações e interação solo-estrutura.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.