Sabe aquela sensação maravilhosa que você tem toda vez que dá um mergulho nas águas geladas de uma das cachoeiras de Itaitu? E a tranquilidade da praça principal, com suas casas históricas e nativos sentados nos passeios contando causos?
Não podemos esquecer ainda dos esportes radicais que tem atraído turistas de dentro e de fora do país. Rapel, Escaladas, Voo Livre, Trilhas, entre outros que nos fazem esquecer o estresse da semana e sentir sempre aquela vontade de voltar no fim de semana seguinte. Inúmeras qualidades que fazem daquela vila, uma das mais visitadas e desejadas por jovens, adultos e principalmente aqueles que já planejam uma aposentadoria em um local que exagere em belezas naturais.
Pois é, esse é o Distrito de Itaitu, local respeitado por todos os jacobinenses (da gema e de coração), menos pelo poder público, menos por aqueles que deveriam lutar com unhas e dentes para preservar o espaço que concentra a maioria de nossas cachoeiras, menos por aqueles que ainda não conseguiram enxergar com a mesma dimensão que os turistas, o potencial turístico que tem aquela comunidade. É inadmissível que, em uma época como esta, em que a reciclagem e os aterros sanitários evoluíram tanto, ainda consigamos encontrar terrenos como esse, cobertos de lixos e produtos químicos contaminando o solo. É de cortar o coração, registrar uma imagem dessa num caminho que leva até uma das cachoeiras. Não teria sido nosso atual gestor, o indicado para receber um prêmio do Sebrae como Prefeito Empreendedor por causa da reciclagem e o cuidado com o descarte do lixo? Projeto este que, em primeiro instante foi negado apoio até perceber que daria certo?
Pelo que percebemos, será preciso acrescer valores ao contrato com a MM Limpeza, pois os R$11,2 milhões (Quase o triplo da gestão passada) não estão dando, sequer, para recolher os resíduos para um local apropriado. ITAITU MERECE RESPEITO!
Igor Fagner - Rota 324
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.