O Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), administrado pelo Hospital Português (HP), firmou com a Cooperativa Recicla Jacobina, parceria para coleta de material reciclável na unidade. A ação tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Município.

O acordo foi firmado na quinta-feira, 28, e a partir da data a unidade fará a separação do seu lixo (plástico, papel, vidro e outros) e a cooperativa ficará responsável pela coleta diariamente dos recicláveis.

A ação tem por objetivo dar destino correto a vários itens como caixa de papelão, papeis, vasilhas, frascos de soro e todo o material produzido na unidade, que não seja lixo hospitalar, e possa ser reciclado.

Guilherme Mesquita, coordenador da cooperativa, explica que “o Recicla Jacobina é um projeto de inclusão social, geração de trabalho e renda e as parcerias tornam o projeto cada vez mais sólido”. A cooperativa coleta mensalmente mais de 60 toneladas de matérias recicláveis que são comercializados e retornam como renda para as famílias dos 42 cooperados.

O lixo contaminado produzido na unidade é recolhido por uma empresa especializada em resíduos hospitalares para ser incinerado de maneira limpa e segura, sem causar danos ao meio ambiente.

Ascom/PMJ