Entenda: Muitas crianças com autismo podem apresentar uma condição co-existente com autismo conhecida como Disfunção de Integração Sensorial e às vezes podem sofrer uma sobrecarga sensorial aguda. Esse problema acontece quando recebem muita estimulação sensorial, como se fossem um computador tentando processar muitos dados e, por consequência, superaquecendo.

O vídeo: Para ajudar as pessoas a compreenderem como o autista “sente” o mundo, a The National Autistic Society, instituição de caridade voltada para o autismo que atua no Reino Unido, criou um novo projeto em vídeo que mostra como algumas pessoa com autismo reagem em situações em que há excesso de estímulos, como em um shopping…

O vídeo ganhou o nome de “Você pode fazer isso até o fim?” (“Can you make it to the end?”), *tradução livre - e mostra como é desafiador um simples Passeio ao shopping.

O vídeo da uma sensação de compreensão maior de como é a visão do próprio autista ao ambiente, permitindo que ao espectador uma clareza melhor de cada estimulo recebido, e logo no fim do vídeo o desabafo do menino que emociona: “Eu não sou desobediente, eu sou autista“.

Legenda: Entenda o autismo, a pessoa e o que fazer. Eu não sou impertinente. Eu sou autista. Para as pessoas autistas como eu, o mundo pode ser um lugar assustador. Às vezes soa e sinto que minha cabeça está explodindo. A Roupa sinto que minha pele está queimando. E quando uma coisa sofre pequenas mudanças, parece que meu mundo está acabando. Às vezes recebo muita informação. E se você só vê um garoto travesso, você não aprendeu o suficiente. As informações são do portal Psicologias do Brasil