Agenilson foi morto com um tiro no abdômen após um atentado contra três agentes de trânsito

Agentes de Trânsito do SMTT – Serviço Municipal de Tráfego e Transportes, de Jacobina, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (30), na Praça Rio Branco, centro da cidade. O ato, que ocorreu em pelo menos 18 estados, foi realizado em solidariedade ao colega Agenilson Pereira Jorge, 28 anos, morto na última sexta (27) na cidade de Araguaína-TO.

O manifesto ficou denominado como ‘Maio de Luto’ – em referência ao Maio Amarelo, onde os agentes fizeram blitz educativas em todo o país, mas foi manchada com a morte de um dos seus representantes -, e reuniu centenas de agentes de trânsito municipais e estaduais, além de várias instituições de segurança pública.

Em Araguaína, o Maio de Luto aconteceu no mesmo horário das demais cidades e teve o apoio da prefeitura do município, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, taxistas e mototaxistas do município.

O crime

Agenilson foi morto com um tiro no abdômen após um atentado contra três agentes de trânsito no centro da cidade de Araguaína. O autor chegou em uma moto, disparou várias vezes contra o três agentes desarmados, e atingiu Agenilson.

O agente ainda foi socorrido para o Hospital Municipal de Araguaína, mas não resistiu aos ferimentos. O jovem de 28 anos morreu em serviço cinco meses depois de tomar posse como agente de trânsito.


O crime chocou a cidade e manifestações em todo o país acontecem desde o ocorrido. A polícia suspeita que um taxista clandestino tenha cometido o crime após ter o carro apreendido pelos agentes da AMTT (Agência Municipal de Trânsito e Transportes) de Araguaína. A Prefeitura de Araguaína está oferecendo R$ 5 mil reais para quem der informações sobre o paradeiro dos criminosos. Até às 12h40 de hoje, ninguém havia sido preso.

Nesta segunda, trabalhadores de trânsito fizeram um manifesto nacional (Maio de Luto) em repúdio ao ato criminoso e pediram melhores condições de trabalhado, principalmente em relação à segurança para os agentes de trânsito.

Fetran e Sindatrans dos estados se manifestam

A Fetran – Federação Nacional dos Sindicatos de Detrans, e os Sindatrans – Sindicatos Estaduais de Agente de Trânsito Municipal ( de AL, BA, SE, SC e SP) defendem o porte de arma para agentes das autoridades de trânsito. Por conhecer a realidade da categoria, há anos defendemos a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 152/2015, que tramita no Senado Federal e é resultado de esforço conjunto de vários Estados.

Como se observa, os agentes da fiscalização continuam sendo assassinados e pouca ou nenhuma atitude tem sido adotada por parte das autoridades competentes para resolução dessa problemática e proteção da categoria que tem por obrigação cuidar da segurança no trânsito dos cidadãos.

Os estados/municípios que participaram do ato

Acre
Rio Branco – Praça da Revolução, Centro

Alagoas
Maceió – Frente a SMTT

Bahia
Brumado- Praça Capitão Francisco de Souza Meira
Cruz das Almas – Praça Senador Themístocles
Ilhéus – Praça Visconde de Cairu, Centro
Itabuna – Praça Adami
Jacobina – Praça Rio Branco
Salvador
Vitória da Conquista – Praça Barão do Rio Branco

Ceará
Fortaleza

Distrito Federal
Brasília – Praça do Buriti, Plano Piloto

Goiás
Goiânia

Pernambuco
Caruaru – Praça do Marco Zero, Centro
Recife – Praça do Marco Zero, Centro-Recife Antigo

Santa Catarina
Blumenau
Brusque
Gaspar

Sergipe
Aracaju
Lagarto

São Paulo
Itaquá – Praça Padre João Alves, Centro
Itapecerica da Serra – Praça João Pessoa, Centro

Tocantins
Araguaína – Entroncamento da Cônego João Lima
Guaraí – BR 153
Palmas

Fonte: Jacobina Notícias