Na crônica de hoje, formas de identificação de corruptos

Meus  amigos, no mundo presente em que vivemos, onde a palavra corrupção passou a fazer parte constante do dia a dia de todo brasileiro, seria mesmo maravilhoso que o desejo de uma ONG se tornasse, de fato realidade. Uma organização não governamental que atua em todo o mundo divulgou uma série de ideias com o objetivo de combater a corrupção. 

Entre as sugestões, estão mais transparência no comércio de bens de luxo e criação de um selo anticorrupção para produtos de varejo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a ONG One tem o objetivo de tornar a corrupção um "alvo cultural e tentar atingir os corruptos nas atividades que apreciam". A proposta é criar uma lista negra de corruptos para que as companhias aéreas os impeçam de voar de primeira classe, entre muitas outras restrições. 

Para os ativistas, as ideias tornariam "mais difícil e menos agradável para os corruptos gastar os seus recursos ilícitos". Aproveitando a ideia até eu acrescentaria que também se criasse um carimbo de credibilidade oficial, com a palavra CORRUPTO, para ser devidamente carimbada em todo e qualquer documento pessoal desses indivíduos nocivos à sociedade, fossem eles de qualquer nível social a que pertencessem. Só assim, quem sabe, os homens públicos que pretendessem se eleger em algum cargo político jamais desejassem ter essa pecha marcada em seu histórico de vida, como atualmente vemos acontecer na grande maioria daqueles que se dizem nossos legítimos representantes.

Gidalto Padrão Oliveira