Nesta terça-feira, 04 de maio de 2016, representantes da Corregedoria das Comarcas do Interior estiveram em Jacobina, fazendo inspeção nos cartórios de registros extrajudiciais da Praça Rio Branco.
A situação é caótica, com uma péssima infraestrutura e falta de pessoal. Não há ventilação nem bebedouro, falta rampa de acesso para deficientes, e só há um banheiro para o público e funcionários. Pessoas passam a noite e madrugada na fila, para conseguir atendimento. Falta segurança pessoal nos cartórios e na parte da estrutura, pois há material inflamável e não há um único extintor.
As serventuárias expuseram as dificuldades enfrentadas no atendimento com alta demanda, com a falta de selos para a área não informatizada, falta de material de escritório para o trabalho. A demanda é grande e o contingente insuficiente.Tem serventuárias que atuam em 4 cartórios, contando apenas com duas ajudantes que são mantidas pela prefeitura de Jacobina. Pela Lei, cada cartório teria que atuar com 9 serventuários.
A desembargadora Cíntia Resende, que é Corregedora das Comarcas do Interior disse em entrevista que tem conhecimento da situação. Ela disse ainda que foi feito um concurso e que até o mês de junho os cartórios deverão ser privatizados.
Luiz Quixabeira, SINPOJUD (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia) segue acompanhando a Corregedoria em 16 cidades. As informações são do Augusto Urgente.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.