Primeiros Socorros em Lesões e Cuidados com Incêndios

Os primeiros socorros como o próprio nome diz são conjuntos de técnicas que qualquer pessoa pode fazer diante de um acidente específico. Quanto às lesões, temos 4 tipos fundamentalmente: contusão, luxação, entorse e fratura. Primeiramente, deve-se saber que o paciente não deve ser movido caso não haja o conhecimento da lesão. Não se deve também dar álcool ao acidentado, nem estimulantes. A vítima deve ser removida com imobilização, o que geralmente é feito pelo Corpo de Bombeiros. Sentar ou levantar a vítima não é o aconselhável. Caso não haja a possibilidade de imobilização, o recomendado é cobrir e aquecer a vítima. No caso de hemorragias, o ideal é a compressão da parte para diminuir o sangramento, com pano limpo. As fraturas devem ser imobilizadas a partir de talas improvisadas, e o passo a seguir é chamar a ambulância ou remover a pessoa para um ambulatório de emergência de acidentados.

Dicas de Segurança no Trabalho – Cuidados com Incêndios

As causas principais de um incêndio são as descargas elétricas, atmosféricas, falhas humanas por descuidos e sobrecarga nas instalações elétricas de casas e apartamentos. O desconhecimento ou irresponsabilidade da população é um fator bastante importante de ser precavido e o empreendedor deve começar a identificar estes problemas a partir da própria entrevista de contratação. As principais formas de combater os incêndios ajudam a salvar vidas e bens patrimoniais.

Quanto aos cuidados básicos, podemos dizer que o fumo deve ser vetado dentro do ambiente de trabalho. O cigarro é um forte veneno para a saúde das pessoas que fumam e até mesmo as que estão perto de quem fuma, os chamados fumantes passivos. Além disso, o cigarro mal apagado pode cair em locais com materiais inflamáveis ou até mesmo por descuidos esbarrar em tecidos, começando um incêndio.


Somente pessoas habilitadas devem fazer consertos em relação à instalação do gás. Os bujões são uma grande causa de incêndios em território nacional e até mesmo em outros países. Caso o estabelecimento seja destinado à gastronomia, algumas regras do uso de gás devem ser cumpridas para assegurar a segurança de funcionários e clientes.

Extintores de incêndio devem ser apropriados para o local, com bicos e válvulas da tampa, desentupidos, sem vazamentos e acesso aos extintores desobstruído. Pode ser incorporado ao estabelecimento algumas instalações fixas de combate a incêndio, como detector de fumaça, detector de chama, detector de temperatura e chuveiro automático. O alarme de incêndio também é muito usado, podendo ser manual ou automático. As verificações dos alarmes devem ser feitas periodicamente conforme instruções do fabricante e a edificação deve ter um plano de ação para o abandono do local.

Dicas da Jacoseg - Extraídas do portal Novo Negócio
A Jacoseg está situada à Rua Coronel Hermenegildo, 20 - Praça 2 de Julho em Jacobina