Fraudes foram descobertas durante uma escavação no Arraial do Retiro
Uma equipe da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, na tarde de quarta-feira (11), a retirada de cerca de 45 fraudes em ligações de água na Rua Direta do Arraial do Retiro, em Salvador. As irregularidades foram identificadas pela empresa durante a realização de escavações na rua para execução de serviço de remanejamento da rede distribuidora de abastecimento de água do local.
No local, foram encontrados diversos tipos de fraude, desde a ligação clandestina comum, feita por pessoa que nunca solicitou ligação de água para o seu imóvel ou que teve a água cortada por falta de pagamento, até o by pass, desvio de água a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir que o aparelho registre o consumo real. “Além disso, estamos identificando ligações diretas e até ramal clandestino, que é quando o usuário está com a ligação de água ativa, mas implanta um novo ramal ou ligação para consumir mais água sem que haja medição no hidrômetro”, explica a supervisora comercial da Embasa Daiane Lopes.
De acordo com a supervisora, muitas fraudes encontradas na rua são antigas, o que deve aumentar, consideravelmente, a estimativa do volume de água desviado. “Encontramos fraudes ajudando a abastecer imóveis que contam com ligações ativas e regulares da Embasa, mas que estavam sendo cobrados pela tarifa mínima, que contempla um consumo de até 10 mil litros por mês. No entanto, a estimativa de consumo de um imóvel abastecido de forma clandestina é de, no mínimo, 30 mil litros mensais”, conta. “Ainda vamos calcular a estimativa do volume desviado por cada imóvel e multar os responsáveis, mas podemos dizer que os imóveis da rua, juntos, estavam desviando, pelo menos, 1 milhão de litros de água por mês”, pondera.
Moradora da Rua Direta do Alto do Retiro, a dona-de-casa Maria Neuzice Santos, de 66 anos, se orgulha de nunca ter feito um “gato” de água. “Graças a Deus, nunca fiz gato em minha vida. Para mim, todo mundo tem que economizar a água e pagar a conta. A Embasa está fazendo um ótimo trabalho aqui na rua ", avalia.
Investimento – Segundo o gerente operacional da Embasa, Valter Gonzaga, desde o inicio de maio, a Embasa está executando serviços que irão melhorar as condições operacionais do sistema de distribuição de água que abrange a região do bairro do Arraial do Retiro, implicando tanto na redução de perdas físicas como de perdas aparentes. Cerca de 80 metros de tubulação estão sendo remanejados pela empresa de áreas de servidão de rede de água que foram ocupadas irregularmente por imóveis.
“A ocupação irregular dificulta a realização de serviços de manutenção na rede como correção de vazamentos e verificações de falta d’água e propicia a execução de ligações clandestinas, by pass, entre outras irregularidades comerciais”, explica Gonzaga.
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da Embasa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel. As informações são da Assessoria de Comunicação da Embasa
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.