O Rota 324, na busca por inovações, inicia uma série de dicas importantes sobre a Língua Portuguesa, com a colaboração do professor Orlando Oliveira, que traz hoje informações sobre como desenvolver uma boa redação!
Para escrever com elegância!
Para escrever com elegância!
1. Procure conhecer bem sobre o assunto a ser falado. Não adiantará de nada conhecer as regras dissertativas, se você não sabe o que falar no texto;
2. Procure manter uma caligrafia regular e legível. Não é preciso ter uma letra perfeita, mas quem ler a redação precisa entender o que está escrito;
3. Procure errar o menos possível no que se refere aos aspectos gramaticais. Erros grosseiros de ortografia, concordância e regência podem acarretar perdas expressivas de pontuação;
4.Estruture os parágrafos, mantendo-os com a mesma quantidade de períodos. Ou , pelo menos, não distancie muito a quantidade de períodos de um parágrafo para o outro.
5.Não exagere na quantidade de parágrafos. Texto de 20 linhas,por exemplo,pode ser construído em quatro parágrafos de cinco linhas cada e três períodos por parágrafos.
6.Texto de 25 linhas pode ser feito em cinco parágrafos; a mesma coisa o de 30 linhas.
7. Não produza um texto dissertativo para concurso com mais que 05 parágrafos. Este é o número máximo;
8. Nunca inclua religião como solução para os problemas que o homem criou e, portanto, é o responsável para solucioná-los. Isso faz o candidato perder pontos consideráveis no texto.
9.Não utilize palavras das quais você não conheça o significado. Elas podem não servir ao intuito desejado no momento;
10. Quando lançar mão de um exemplo para ilustrar o texto, certifique-se de que é um exemplo de domínio público. Algo que foi noticiado pela imprensa nacional e internacional.
Bom estudo. Até a próxima dica! Professor Orlando Oliveira
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.