Uma das principais dúvidas de quem está pensando no acabamento da edificação de pequeno porte é a utilização do Gesso ou do PVC na construção do forro.

O forro é uma solução construtiva de grande importância estética para os ambientes, mas a sua presença pode representar um fator decisivo para o alcance de conforto térmico e acústico. Desde que tenha sido construído com os materiais de construção adequados.

Mas, que material empregar? Os mais populares nas edificações de pequeno porte são o Gesso e o PVC, que possuem prós e contras que devem ser levados em conta pelo proprietário da obra observando sempre as especificações de projeto e as orientações do responsável técnico pela obra.

A vulnerabilidade à umidade é a principal diferença técnica entre esses materiais de construção. Enquanto o Gesso é higroscópico, isto é, que tem facilidade para absorver água, o PVC é 100% resistente a ela, sendo, inclusive, passível de limpeza.

O peso é também outro grande fator a ser levado em consideração. O forro construído com placas de Gesso é consideravelmente mais pesado que o forro com lâminas de PVC, demandando maior quantidade de arames de sustentação na estrutura da laje/telhado.

O ideal é, SEMPRE, dividir as dúvidas sobre escolher este em detrimento daquele material de construção com um profissional legalmente habilitado, pois cada obra possui características singulares e decisivas para a conveniência de uma escolha tecnicamente apropriada.

Do autor

Eng. Civ. Paulo Vitor S. Santos

Jacobinense, Baiano, Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente é aluno da Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, fundações e interação solo-estrutura.

Portal: www.paulovitorss.eng.br