As imagens foram extraídas de um vídeo

Um vídeo mostrando alunos fazendo a limpeza de uma sala de aula está circulando pelas redes sociais. O ambiente faz parte do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e os jovens decidiram tal ação, devido a greve dos servidores estaduais por falta de pagamento das terceirizadas contratadas pelo Estado.   

No texto, a aluna autora do vídeo descreve a situação da seguinte forma: "Seria até motivo de orgulho se não fosse trágico o real motivo de nós alunos estarmos limpando a sala de aula. Que país é esse onde quem trabalha de maneira digna não é reconhecido e nem se quer ganha pelo que faz? Que país é esse onde funcionários precisam parar suas atividades como forma de protesto por não receberem o que é seu por direito? Estamos cansados de viver essa realidade, cansados de não sermos ouvidos nem muito menos valorizados. Pagamos caro, muito caro (os impostos) para termos professores ensinando, alunos com todos os materiais necessários, merenda todos os dias, um Colégio limpo e funcionando. Exigimos mais respeito!!" Victória Jacobina.

Para a diretora do colégio Regina Gomes, essa situação é vista com muita indignação por todos. "Ambiente higienizado e alimentação são condições necessárias ao desenvolvimento de um indivíduo, garantidas por Lei. Lamentavelmente, a comunidade do Colégio Modelo de Jacobina está passando por uma situação muito difícil - trabalhar e estudar nessa situação está sendo resultado de um grande esforço que visa reduzir, ao máximo, os prejuízos aos estudantes, os mais impactados por esse processo" contou.

Diversas manifestações já foram feitas por alunos e professores em apoio aos servidores, inclusive em frente da sede do Núcleo Regional de Educação, para que uma providência fosse tomada, porém até o momento nenhum acordo foi firmado entre terceiradas e contratados.

Igor Fagner - Rota 324