A Secretaria de Agricultura do Município perdeu as datas de envio dos laudos
Na manhã desta quarta-feira, 18, uma notícia nada agradável deixou as associações rurais apreensivas em Jacobina. A informação de que Jacobina não receberá recursos do Garantia Safra deixou preocupados todos aqueles que dependem da verba para recuperar os prejuízos causados com a perda de safras.
O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 1,5 (um e meio) salário mínimo que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.
De acordo com um documento emitido pelo coordenador estadual do Programa, Alexandre Contreiras Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, "Para analisar a safra é imprescindível que se lance no sistema 90% dos laudos completos. O que ocorreu no município, foi que no prazo inicial de 31/08 a 21/09 não foram possíveis lançar todos os laudos, assim, foi pedido prorrogação pela prefeitura. Foi dado pelo MDA a prorrogação do dia 16/12 a 31/12, entretanto, foi lançado o último laudo dia 29/12, mas mesmo assim não atingiram 90% ficando 24 laudos sem lançamento" e ele conclui dizendo "Assim sendo, não houve como analisar a safra e por isso NÃO HAVERÁ PAGAMENTOS" disse.
Em uma conversa pelo WhatsApp, Renato Coelho da Setaf (Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar) foi questionado de quem seria a responsabilidade dessa falha, e ele diz: "A prefeitura, pois o agricultor pagou, o município pagou, o estado pagou e o governo federal pagou, mas o técnico da prefeitura não lançou os laudos no sistema, mesmo dado o prazo de prorrogação" destacou.
Igor Fagner - Rota 324
Imagem ilustrativa
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.