O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria
Por Tamara Leal - Mais de 330 pessoas foram capacitadas nas cidades de Jacobina, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Capim Grosso, Itiúba, Jaguarari, Mairi, Mundo Novo, Pilar e Piritiba durante a 9º edição da Semana do MEI, que terminou no último sábado, 07.
Durante seis dias foram oferecidas mais de 80 horas de capacitações sobre gestão, planejamento, vendas, compras, empreendedorismo, crédito, obrigações legais, formalização, inovação e outros temas que fazem parte da rotina dos microempreendedores individuais (MEI).
Além da oportunidade de adquirir novos conhecimentos, o público ainda contou com serviços de orientação empresarial nas unidades do Sebrae em Jacobina e Senhor do Bonfim, entidades parceiras e nas Salas do Empreendedor.
“Nosso consultores também reforçaram a importância da entrega da declaração anual de faturamento, cujo prazo termina no final deste mês, e do pagamento em dia do DAS. A categoria tem uma série de benefícios, mas, para isto, deve cumprir com as suas obrigações”, disse o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, que destacou, ainda, a inauguração da Sala do Empreendedor em Jacobina e as novas estruturas do Sebrae Jacobina e Senhor do Bonfim, que aconteceram durante a Semana do MEI.
O Microempreendedor Individual
O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 50 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte.
Soluções Sebrae
Mais informações sobre como se formalizar e as soluções ofertadas, podem ser obtidas no Sebrae Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação (telefone 74 3621-4342), ou no Sebrae Senhor do Bonfim, que fica na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, (telefone 74 3541-3046).
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.