A atual situação do país, com o claro ataque à democracia, norteou os debates

Aconteceu na manhã do dia 14/05 o 12° Congresso dos Bancários da Bahia que contou com nomes de peso. Além do jornalista Paulo Henrique Amorim, principal palestrante do evento, estiveram presentes nomes como a deputada federal Alice Portugal, o deputado federal Daniel Almeida, o vereador Everaldo Augusto e o presidente da Federação dos Bancários da Bahia, Sergipe Emanoel Souza.

A atual situação do país, com o claro ataque à democracia, norteou os debates. O vereador e bancário  Everaldo Augusto, citou que é vergonhoso para o Brasil, ter uma presidenta afastada de forma tão covarde. Chamou atenção ainda para a importância da mobilização.

Para o Deputado Federal Daniel Almeida, o golpe foi iniciado por Eduardo Cunha, um político envolvido em diversos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. Ressaltou a composição do governo provisório de Michel Temer, que tem apenas ministros homens brancos, sem nenhum negro, nem mulher, sem nenhum nome do movimento social. O fato comprova que o governo será voltado para a elite, a minoria da população.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, ressaltou o posicionamento das mulheres na luta contra o golpe, de grande apoio à presidenta.  Ressaltou que o povo não pode se enganar, pois o que acontece no Brasil é luta de classe.

Já o Secretario do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, destacou que o país vive um momento delicado e direitos humanos atacados. A deputada Alice Portugal disse que o povo foi testemunha do maior golpe institucional que o Brasil já teve e que os que tomaram o governo não querem respeitar a voz do povo. Também lembrou o papel da mídia golpista no processo.

Cristener Inácio, presidente do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região ressalta que: “A campanha salarial desse ano terá uma série de peculiaridades e nesse momento é muito importante que todos os bancários entendam a conjuntura para que possamos fazer valer os nossos direitos que só serão conquistados através da união da classe trabalhadora e do entendimento do contexto em que está envolvida.” Concluiu.

Além do presidente, Cristener Inácio, estiveram representando a delegação de Jacobina neste encontro, Arileson da Silva (BB), Pedro Henrique (CEF) e Maisa Cristina (CEF).

SEEB Jacobina e Região