Objetivo do método é medir o desempenho das indústrias, diagnosticar e evidenciar as necessidades e carências dos empreendimentos


Por Tamara Leal - Na quinta-feira, 5, os empresários Gilmara e Alexandre Neder, sócios da Eco Mármore, empresa sediada na cidade de Jacobina, Centro-Norte do estado, receberam na sede da empresa o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado. Os empresários estão sendo atendidos desde abril pelo Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial (MEDE), novo modelo de abordagem do atendimento coletivo do Sebrae.

“Vivemos mergulhados nas atividades empresariais do dia a dia e precisamos do suporte de especialistas, que chegam com ideias novas. A proposta do MEDE é excelente, já que, além de prestar consultoria, apontando os pontos a serem trabalhados dentro da empresa, sugere e acompanha a implementação das ações”, contou Gilmara.

De acordo com Adhvan Furtado, Jacobina tem uma economia diversificada e as soluções do Sebrae têm grande potencial de transformação e desenvolvimento na economia local, entre elas o MEDE, que atua na melhoria da maturidade gerencial destas empresas. “O MEDE é uma nova metodologia que identifica os principais indicadores em cada segmento e faz um acompanhamento de evolução deste setor”, explicou.

Na região, a Eco Mármore e mais 13 empresas são atendidas pelo Projeto de Cerâmica Vermelha e Rochas Ornamentais, monitorado pelo MEDE, com acompanhamento bimensal de um consultor, que vai avalia e mensura os resultados obtidos através de indicadores específicos do setor.


O superintendente cumpriu entre os dias 4 e 6 de maio uma agenda empresarial na região. O empresário João Dantas, da Rocha Mármore, Tibério Galvão, presidente da Associação Empreendedores de Mármore Bege Bahia (Assobege), o prefeito Rui Macedo, o assessor da superintendência do Sebrae Bahia, Carlos Stucki, o gerente do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira, a gerente adjunta do Sebrae, Siomara Guimarães, o gestor do Projeto de Indústria, Osório Rebouças, e ex-secretário de Planejamento do Município, Juliano Cruz, também participaram da visita.

Sobre o MEDE

O MEDE tem como principal objetivo medir o desempenho empresarial, diagnosticar e evidenciar as necessidades e carências dos empreendimentos, apresentando um plano de desempenho de melhorias com intervenções que podem ser executadas pelo Sebrae, por parceiros ou ainda pelo próprio empresário.

Mais informações sobre o Projeto de Indústria podem ser obtidas no Sebrae Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação, (74) 3621-4342, ou no Sebrae Senhor do Bonfim, localizado na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, (74) 3541-3046.

FOTOS: MARIO LUNA