Por falta de obras próprias, toma-se os louros de quem as faz

"A mentira é muitas vezes tão involuntária como a respiração" é com essa frase de Machado de Assis que iniciamos mais uma reportagem sobre as ações do governo municipal e as constantes inverdades de nosso administrador-mor, o excelentíssimo senhor prefeito de Jacobina, Rui Rei Matos Macedo. Desde outrora que desmistificamos seus marketings que propagam obras do governo, por falta de empreendimentos de sua autoria. Se confeccionarmos uma revista com obras próprias, correríamos o risco de mostrar apenas recuperação de estradas, destacando, claro, que com tratores advindos do Governo Federal.

Depois de se mostrar como possessor da UPA, Mobiliário Escolar, reforma de Postos de Saúde e Praça do Céu, nosso matraqueado prefeito agora ataca de gestor preocupado com a Educação do município e como administrador resoluto em mentir, divulga a construção de creches "Com recursos próprios" sem se quer envergonhar-se por tal feito. O Centro Municipal de Educação Infantil Jaime Sampaio Oliveira, inaugurado no dia 4 de junho no Bairro Mutirão, traz em seu holofote a propaganda de um prefeito comprometido com a felicidade das famílias e empenhado em usar a verba municipal para erguer tal empreendimento. A pergunta que não nos deixa emudecer é: onde foi fixada a placa desta obra? placa esta que mostra o valor gasto, o tempo de execução e a frase "Recursos Próprios" como manda a Lei de Transparência? 

Qual o motivo para embuçar? Para não expor o nome do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE? Para que a população não descobrisse que não passava de mais uma tapeação de nosso vezeiro prefeito? Para não mostrar que essa é mais uma obra do Governo Federal? Perguntar não ofende.

"O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública" [Portal FNDE].     

Modelo de placa que deveria ser exposta
Em ano de eleições municipais, obras desse tipo enchem os olhos da população e dá ao pré-candidato à reeleição, chances de melhorar sua imagem junto ao povo e criar subterfúgios para transformá-lo em bom administrador. 

Então, se para ele, novas estruturas são oportunidades de angariar votos, mostramos que existem diversas outras razões para tirar essa brecha, como por exemplo a desorganização com as creches e escolas antigas, quais sofrem com estruturas precárias e professores desestimulados por falta de material de trabalho essencial e simples como cadernos, lápis, borrachas e merendas de qualidade. E como prova disso, finalizamos com o texto exposto pela professora municipal Carla Cinara:

Escolas de carne e osso
Por Professora Carla Cinara

Bobeira achar que escola boa é escola "bonita". Óbvio que um ambiente bonito, agradável, colabora para o prazer e por conseguinte pode auxiliar na vontade de ensinar e aprender, entretanto, Escolas não são edificações, mas alunos, pais, comunidade, funcionários, GENTE!

E GENTE comprometida pode ser sucesso numa escola praticamente abandonada, sem vigia noturno, com paredes e pintura deterioradas pelo descaso, portões caindo por conta do desprezo, matagal tomando conta, dando moradia a animais peçonhentos.

Eis a ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ GUERREIRO MOREIRA DE FREITAS, Primeiro lugar no IDEB das Escolas Municipais de nosso Município, sempre acima da meta estipulada pelo MEC para a mesma, mostrando sua qualidade e bom desempenho, dentro e fora de sua estrutura arcaica e abandonada pelo poder público.

Dessa maneira, sinto-me honrada por não ser parede, mármore, ar condicionado. Sou PROFESSORA! Sou comunidade escolar, sou GENTE! Faço parte de uma equipe dedicada , que faz o seu papel apesar dos desestímulos que tentam plantar em nós, porém, com fé em Deus jamais irão conseguir!!!! Orgulho de ser escola, de carne e osso!