Aproveite o mês de junho e entre na dança!

Dançar é uma ótima maneira de se divertir, aliviar o estresse e, de quebra, eliminar alguns quilinhos.

Em junho, mês de festas juninas, um dos ritmos mais pedidos é o forró, típico do nordeste do Brasil. 

Como é um ritmo bem acelerado, dançar forró ajudar a perder calorias, além de fortalecer os músculos das pernas, o abdômen e os glúteos. Segundo a médica do esporte, Fernanda Lima, dançar por uma hora queima mais de 200 calorias.

Já o forró eletrônico, que é ainda mais movimentado, pode queimar o dobro de calorias perdidas na dança do forró tradicional, que é só o famoso “dois para lá, dois para cá”.

O professor de forró Kiko Campolim, do Centro de Dança Jaime Arôxa do Recreio (Rio de Janeiro), concorda: 'Quando a música é rápida, o desgaste físico durante a dança é muito grande. Por isso, dá para emagrecer bastante dançando forró', garante.

Além de eliminar algumas gordurinhas, a prática do forró ajuda a modelar o corpo. 'O forró trabalha muito as pernas, ajuda a definir o abdômen, pois é importante que ele fique contraído para facilitar os movimentos, e as damas também trabalham muito o quadril na hora do giro. Até mesmo os braços ficam definidos, pois alguns movimentos precisam que eles estejam firmes para facilitar a condução', explica Kiko.

E os benefícios desse ritmo não param por aí! 'O forró é fácil de aprender e é uma dança contagiante, que está na moda! Além do mais, quando aprende a dançar, a autoestima vai lá para cima, a pessoa fica mais confiante e desinibida. O forró favorece até mesmo a paquera, pois além de se dançar juntinho, a pessoa que dança chama muito mais a atenção', ressalta Kiko. Informações do site Doutíssima.