Na França, a base de clientes é de 100 mil e os quatro novos países foram incluídos simultaneamente

O site Wonder.Legal, que oferece criação automática e personalizada de vários documentos jurídicos, chegou ao Brasil neste início de junho. O serviço foi lançado na França em 2015 e permite que qualquer pessoa tenha acesso rápido a documentos jurídicos que atendem aos requisitos legais. 

Usando inteligência artificial, o site interage com o usuário através de perguntas claras que ajudam a desenvolver em tempo real o documento escolhido, que fica pronto rapidamente, seguindo as diretrizes jurídicas do país - além de Brasil e França, está disponível na Itália, Espanha e Alemanha. Advogados fazem um documento padrão, que é modificado automaticamente de acordo com as respostas do cliente. A automação permite que o serviço ofereça custos mais baixos.

No Brasil, o site chega com trinta modelos de documentos particulares e profissionais, como contratos de locação de imóveis, de trabalho e termo de confidencialidade, entre outros. A previsão é de que em menos de um ano sejam mais de 150 modelos, a exemplo da França. 

Na França, a base de clientes é de 100 mil e os quatro novos países foram incluídos simultaneamente. "E nós desejamos ir ainda mais longe. Se nossa atuação nestes quatro países-teste for tão bem-sucedida quanto na França, o plano é abrir Wonder.Legal em outras dezenas de países", diz o engenheiro Jeremie Eskenazi, fundador do serviço.

Programação

Foram três anos de pesquisa e desenvolvimento para chegar ao modelo de automação dos documentos. O site emprega uma equipe de juristas internacionais que desenvolvem a base dos documentos do site e “programam” as alternativas de personalização.

O site ressalta que não concorre com advogados porque não oferece nenhuma consulta personalizada, mas apenas oferece documentos com uma chancela profissional. Uma oferta de assinatura vai permitir que os advogados acessem toda a biblioteca de modelos jurídicos ilimitadamente. Informações Jornal Correio.