As impressionantes cifras do túnel mais longo do mundo. Entregue na data e no valor previsto
A experiência se torna realidade a partir desta quarta-feira, com a inauguração do Túnel de Base de São Gotardo, o mais longo túnel ferroviário do mundo, na Suíça. O túnel passará a operar comercialmente em dezembro. A estrutura deve se tornar um dos mais rápidos e eficientes elos entre o sul e o norte da Europa.
O objetivo é agilizar o trânsito de mercadorias e pessoas, assim como aliviar a contaminação causada pelo tráfego de veículos que circulam por rotas vizinhas. Autoridades suíças calculam que 260 trens de carga e 65 trens de passageiros vão poder passar pelo túnel diariamente, e que até 20 milhões de pessoas seriam transportadas.
O trajeto entre as cidades de Zurique (Suíça) e Milão (Itália), por exemplo, vai ser reduzido para 2 horas e 50 minutos, quase uma hora a menos do que o tempo gasto atualmente. O Túnel de Base de São Gotardo liga a cidade de Bodio (sul) à comuna de Erstfeld (norte), conectando assim às regiões de língua italiana e alemã da Suíça.
Na realidade, trata-se de dois túneis colados, um de ida e outro de volta.
A estrutura conta ainda com um potente sistema de refrigeração, já que a temperatura em seu interior pode alcançar 50 graus Celsius. Tamanha foi a quantidade de rocha e escombros retirados ─ mais de 28 milhões de toneladas, no total - que no vale onde se encontra uma das bocas do túnel "nasceram" várias montanhas. Informações do BBC Brasil
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