Além da defesa da Caixa 100% pública a mobilização ganhou um novo foco que é a luta pela garantia do emprego

Durante esta quarta-feira (03 de Agosto), bancários e bancárias em Jacobina e Região e a nível de Brasil reafirmaram a defesa das estatais e da Caixa 100% pública. Dentre os principais projetos de lei em curso no Congresso Nacional que ameaçam as empresas públicas federais, estaduais e municipais, estão o PLS 555 (PL 4918) e o PLP 257. Este último impõe arrocho salarial dos servidores públicos e privatização de empresas públicas estaduais como condição para negociar as dívidas dos Estados.

Por ser um banco público com 155 anos de história, altamente rentável e administradora de grande volume de recursos públicos, a Caixa sempre foi cobiçada pelo setor financeiro privado nacional e estrangeiro.

“A Caixa tem importante papel a serviço da população brasileira, com atuação no desenvolvimento econômico, na viabilização das políticas sociais do governo e na oferta de crédito para a população em geral.< /span> Abrir o capital da Caixa interessa a quem? Ao mercado. Os empregados e a sociedade não precisam de uma empresa fatiada e aberta ao mercado. A Caixa deve continuar 100% pública e a serviço da população brasileira”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região, Cristener Inácio.

Além da defesa da Caixa 100% pública a mobilização ganhou um novo foco que é a luta pela garantia do emprego e novas contratações, já que o sistema financeiro é um setor onde as demandas só se ampliam e o lucro bate recordes consecutivos.

Os funcionários e pessoas em geral já estão fazendo com que a manifestação ganhe corpo através da hashtag #CaixaNãoMexaNosMeusDireitos que circula nas principais redes sociais.