CONVITE
Convidamos todos os Empreendimentos Solidários dos municípios de: Jacobina, Mirangaba, Caém, Saúde e Miguel Calmon para um diálogo sobre Economia Solidária. Empreendimentos Solidários são grupos que produzem, vendem e compram ou trocam solidariamente, gerando trabalho e renda.
Os exemplos de empreendimentos solidários são:
• Associações, cooperativas, clubes de trocas, redes, complexos cooperativos;
• Agricultores que se juntam, trocam ideias e crescem, passando a produzir mais e melhor;
• Grupos de costureiras, bordadeiras, artesãos, doceiras que produzem com capricho tudo o que fazem, que são criação próprias;
• REFAS- Rede de feiras agroecológicas;
• Casa de Farinha comunitária;
• Grupos de ex-dependentes químicos, de álcool, drogas etc...de pessoas com transtorno mental que encontram na Economia Solidária uma maneira de gerar renda, autonomia e valorização do ser humano;
• Fábrica de Costura e/ou Serigrafia Comunitária;
• Cooperativas de catadores que se juntaram para coletar, reciclar e transformar o lixo;
• Salão de beleza comunitário;
• Amigos, vizinhos, colegas de trabalho, que se organizam para fazer compras solidárias, que beneficiam tanto quem consome quanto quem produz;
• Comunidades que usam moeda social em seus clubes de trocas; Bancos solidários, emprestando dinheiro sem juros, ou a juros baixíssimos, para financiar outros empreendimentos solidários;
• Cadeia de produção solidária, em que um grupo que coopera produzindo, vende a outro, que coopera comprando;
• Pessoas e grupos que, em vez de vender, trocam entre se o que produzem;
• Trabalhadores de fábricas falidas, que forma novas empresas solidárias, e, juntos, em igualdade de condições, são responsáveis pela recuperação, administração e funcionamento dessas empresas renovadas.
Economia Solidária é um modelo alternativo de desenvolvimento social, econômico, sustentável e politico, ou seja, é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem.
Neste modelo de economia o bem comum é priorizado, a solidariedade é fortalecida e a justiça social fica evidenciada por meio da divisão justa do trabalho e da renda. Todos ganham, todos crescem juntos e de “mãos dadas”.
É nessa perspectiva, por acreditarmos numa sociedade mais Justa, onde a oportunidade é de todos e para todos qque convidamos você para este encontro.
O evento será realizado no Sindicato dos Comerciários de Jacobina, no dia 15 de agosto de 2016, das 8h às 12h
O objetivo deste encontro é Identificar/mapear os empreendimentos solidários existentes nos municípios de Jacobina, Mirangaba, Caém, Saúde e Miguel Calmon. Este mapeamento irá contribuir na promoção, fortalecimento e valorizar inciativas econômicas solidárias já existentes e estimular a criação de outras. Ou seja, informar e educar para outra economia.
“Não se trata somente de gerar oportunidades de trabalho e renda. Trata-se de construir novas relações sociais baseadas nos valores da solidariedade e da cooperação, que fortalecem a participação do cidadão na sociedade” (Revista Debate Internacional –CUT, 2000).
Organização: Goretti, Nilde e Joelma- formandas do Curso Estadual de Educadoras Populares de Economia Solidária do Nordeste, Rede CFES.
Contato: E-mail:
joelma-1saude@outlook.com- (074) 99954-1592
nildeoliveira2@hotmail.com- (074) 98109-7186
promgoretti@gmail.com- (074) 98130-4483
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.