Ideb foi divulgado nesta quinta-feira (8). Índice leva em conta fluxo escolar e desempenho dos alunos


Das 26 capitais brasileiras, 16 não alcançaram as metas de qualidade em educação no ensino fundamental 2 em 2015. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 – índice que varia de 0 a 10 e leva em conta o rendimento escolar dos alunos (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil.

Na região Sudeste, nenhuma das quatro capitais atingiu a meta prevista. O Ideb do Rio de Janeiro nos anos finais do ensino fundamental, em 2015, é de 4,3 – o índice esperado seria 5. Em São Paulo, a diferença entre o desempenho alcançado e a meta foi ainda maior: a capital paulista atingiu 4,3, sendo que o indicador deveria ter chegado a 5,3.

                                                                   


Em Belo Horizonte, faltou um décimo para alcançar o índice pretendido: Ideb de 4,8, diante da meta de 4,9. E em Vitória, o patamar atingido foi de 4,3, atrás da meta de 4,7.

A região Sul não foi diferente: nenhuma das três capitais conseguiu chegar ao índice. Curitiba teve 5,3 como Ideb, sendo que o objetivo era de 5,4. Em Florianópolis, o desempenho foi de 4,9, sendo que a meta era 5,2. E, em Porto Alegre, o patamar atingido foi de 3,8, distante da meta, de 4,5.

As outras capitais brasileiras que não conseguiram alcançar a meta prevista foram: São Luís, Natal, Recife, Maceió e Aracaju, no Nordeste; Rio Branco, Belém e Porto Velho, no Norte; e Campo Grande, no Centro-Oeste.

Anos iniciais

No ciclo do ensino fundamental I, o desempenho das capitais foi melhor do que nos anos finais. No Sudeste, todas as capitais conseguiram cumprir a meta.

Nas demais regiões, as seguintes capitais ficaram abaixo do esperado:

Nordeste: São Luís e Maceió
Norte: Macapá e Porto Velho
Centro-Oeste: Campo Grande
Sul: Porto Alegre


Por Luiza Tenente, do G1