A campanha é realizada anualmente e chama atenção para a prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é celebrado em todo o país, e tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama. Detectada precocemente, a doença tem mínima chance de se desenvolver, e é nesse intuito de identificá-la, que todos se unem para conscientizar as mulheres para os exames mensais.

Criado nos EUA, na década de 90, o movimento ganhou força em todo o mundo, e dentro do mês de outubro diversas ações são promovidas, como o compartilhamento de informações voltadas para a importância da detecção precoce.

E para os profissionais do SAC em Jacobina não poderia ser diferente, e a campanha foi abraçada  por todos. De acordo com a equipe, o mês de outubro é usado para mais destaque ao tema, porém a preocupação deverá haver durante todo o ano, principalmente para as mulheres com idade acima de 40 anos.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos novos casos a cada ano, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. "Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico" informa o instituto. 

Vale ressaltar ainda que, apesar do índice ser bem menor, mas o câncer de mama também atinge os homens, representa menos de 1% dos casos, e o principal sintomas é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.

Cuidados para evitar o câncer de mama.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.


Algumas das precauções que podem ser tomadas:

Fazer visitas anuais ao ginecologista;
Fazer o auto-exame uma vez por mês;
Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

Igor Fagner - Rota 324
Com informações dos portais: INCA e Orientações Médicas