Verônica estará em Jacobina nos dias 2 e 3 de dezembro participando do Minicurso de ATE

Hoje o nosso bate-papo é com a Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento, Verônica Nascimento. Ela é integrante do NEPATE - Núcleo de estudos e práticas em Acompanhamento Terapêutico Escolar e vai estar em nossa cidade nos dias 02 e 03 de dezembro para a realização do Minicurso Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE), com ênfase no processo de Inclusão Escolar, oferecido pelo DOM – Núcleo de Terapias Integradas com parceria com o NEPATE.

Em conversa conosco, Verônica conta um pouco sobre o que é o ATE, e como começou a sua história com este tema, curiosidades e maiores informações sobre o Minicurso.

ROTA: O que é o ATE? O que fez você estudar o mesmo?

Verônica: “Desde a minha época da faculdade permeei o contexto escolar, através de estágios e pesquisas. Com o passar dos anos o tema me encantava cada vez mais, foi então que entrei para o mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tive como tema da minha dissertação: O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA.

O Acompanhamento Terapêutico Escolar caracteriza-se como uma prática que se insere no contexto da Inclusão Escolar de estudantes com Necessidades Educativas Especiais. Para mim, uma definição clara sobre o que é o ATE e como um profissional desta área atua, é o que F. J. Barros pontua: “O acompanhante atua como mediador/facilitador do processo inclusivo". E com isso, Assali e outros autores dizem que o acompanhante vai construindo condições para que a criança frequente a escola e aproveite esse momento do seu modo particular.

ROTA: Como é o trabalho do ATE?

Verônica: De modo geral, é possível dizer, como descrevem Fráguas e Berlinck, que consiste em estar com a criança dentro e fora da sala de aula, sempre na busca de integrá-la ao grupo e levá-la a um envolvimento com as atividades propostas pelo professor, observando e respeitando seus limites e suas potencialidades. Hoje, vejo cada vez mais a importância do aperfeiçoamento profissional, estudar sobre o ATE e o processo de inclusão, constantemente, faz parte do trabalho de um Acompanhante.

ROTA: Se fossemos fazer um resumo de como funciona o trabalho do ATE, o que poderíamos pontuar?

Verônica: Alguns autores colocam que o profissional inicia o trabalho assumindo uma presença ativa na relação com a criança, investindo constantemente no contato e no diálogo. Dessa forma, como apontam Gavioli e colegas, o acompanhante assume um lugar de interlocutor, mediando a relação da criança com os outros. E assim, promove possibilidades para a construção de tais relações. Além disso, Gavioli e colegas revelam que o Acompanhante mostra-se como uma testemunha das situações do cotidiano escolar, o que promove o reconhecimento das produções e conquistas da criança. Eu percebo que o acompanhante precisa tornar público o que acontece com o aluno e, se necessário, pode utilizar uma “lupa” para transformar as mudanças, aparentemente mínimas, em avanços significativos.

ROTA: O ATE trabalha só com a criança? Ou não?

Verônica: Não, como notei em todos estes anos de estudos e prática, o acompanhante se encontra no lugar do “entre”, pois atua entre a criança e os outros (professores, colegas, família e outros atores escolares). Por isso, o trabalho envolve todos que fazem parte do convívio da criança, durante todos os momentos da atuação e todas as situações. E dessa forma, o acompanhante terapêutico escolar possibilita que a criança seja enlaçada ao contexto social, seguindo uma perspectiva de enlace do sujeito, não como uma criança de inclusão ou como um estudante com Necessidades Educativas Especiais, mas como alguém que deseja, decide e fala por si.

ROTA: Como foi a Ideia de ta Trazendo este curso para Jacobina?

Verônica: O DOM, através de sua direção nos fez o convite e aceitamos, na proposta de estarmos possibilitando ampliação de conhecimento e perspectiva profissional a cidades como Jacobina. Estamos preparando tudo com muito cuidado e carinho.

Sobre o curso

Conteúdo Programático

- Aspectos históricos e políticos da Inclusão Escolar
- A criança da Inclusão: ressignificando discursos e olhares
- O Acompanhamento Terapêutico Escolar: teoria e prática
- Impasses e desafios na Inclusão Escolar

Ministrantes

- Verônica Nascimento - Psicóloga; Doutoranda em Psicologia do desenvolvimento (UFBA); Especialista em Psicomotricidade (Unifacs); Experiência em ATE, Psicologia Escolar e Psicologia Clínica (Psicanálise)
- Gabriela de Paula Bicalho - Psicóloga; Pós-graduada em Gestalt-Terapia; Experiência em ATE e Psicologia Clínica
- Camila Vanessa Silva - Experiência em Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE)
- Pedro Marcus Valeijo - Experiência em Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE)

Público Alvo - Profissionais e Estudantes de Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Educação.

Investimento

R$ 150 (Estudante)
R$ 180 (Profissional)

Garanta logo a sua vaga!

Inscrições e informações

DOM - Núcleo de Terapias Integradas 
Av. Manoel Novaes, n° 152, 1° Andar, Centro - Jacobina-BA (74) 3622-4362 | 9 9106-9532
Email: contato@domnti.com