O objetivo principal foi anunciar a Jornada Pedagógica 2017

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Semec, promoveu na manhã desta sexta-feira, 20, uma coletiva de imprensa no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), tendo como principal objetivo, anunciar a Jornada Pedagógica 2017. Estiveram presentes: o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro; o vice-prefeito, Clériston Alves; o diretor da Uneb, João Rocha; a diretora de Ensino do IFBA Lucília Santa Rosa; o representante da Direc Gideon; representantes da imprensa e do Arte de Tocar.

O secretário de Educação André Sampaio, utilizou o momento também para fazer um resumo das ações realizadas pela sua equipe nestes primeiros 20 dias de gestão. "Nossa secretaria vem construindo uma rede colaborativa, compartilhada, promovendo audiências públicas e colocando a escuta como estratégia imprescindível para tomada de decisões. Construímos nosso plano de gestão e começamos a colocar em prática as três primeiras propostas: alocação de professores próximos de suas casas, a Secretaria Itinerante e uma Jornada Pedagógica com interlocução e interação" contou o secretário, anunciando ainda que a Semec terá em breve uma nova sede, situada à Avenida Lomanto Júnior, onde atualmente funciona o Cras, que será transferido para o Emília Brandão.

Jornada Pedagógica 2017

Com o tema "A emoção, o exemplo e o cuidar na construção do conhecimento escolar" a Jornada Pedagógica deste ano acontece nos dias 30 e 31 de janeiro no Comuja, e contará com uma programação que inclui palestras, atividades com membros do Mestrado da Uneb, atividades de Expressão Corporal com uma Companhia de Teatro e workshops. Entre os dias 1º e 3 de fevereiro a Jornada continuará nas escolas.

"A Jornada 2017 tem a ver com formação continuada, ela se inicia no dia 30, mas não termina no dia 3 de fevereiro, pois seguirá durante todo o ano letivo. 'Ser profissional implica ser capaz de aprender sempre' já diziam Rui Canário, Isabel Alarcão e António Nóvoa e, a Jornada é a abertura dessa qualificação profissional. Não dá mais para fazer Educação sem pensar, precisamos analisar sobre a prática e devolver isso para a sala de aula, pois é uma rede que se retroalimenta o tempo inteiro. Paulo Freire diz que 'Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo' e isso desenha para a gente a formação continuada, que é a interlocução entre os pares" disse o professor André Sampaio, concluindo com a frase: "A aprendizagem se dá na interação com o outro e por aproximações sucessivas". 


Igor Fagner - Rota 324