Duas pessoas foram atingidas por um veículo desgovernado na noite desta quarta-feira, 18, no centro de Jacobina. Quatro veículos foram atingidos por um Fiesta azul, sendo dois deles motocicletas – que estavam paradas devido ao sinal vermelho – e dois automóveis que estavam estacionados na Avenida Orlando Oliveira Pires. Carro foi apreendido e levado ao pátio do SMTT. Esse foi o segundo veículo apreendido com o mesmo motorista após acidente onde o mesmo perde a consciência.

 As duas pessoas vítimas do acidente foram os motociclistas. Um dos feridos e que ficou em estado mais grave foi o guarda municipal Etevelado, conhecido por Teco, recém-formado pela corporação. O GM sofreu uma grave fratura na perna e terá que passar por cirurgia em um hospital em Salvador. Outro motociclista sofreu escoriações e um corte em uma das mãos.

Problemas de saúde 

O motorista que causou o acidente foi identificado pelo prenome Valtecio. Ele teria sofrido uma convulsão ao volante, ficou desacordado e acelerou o veículo na avenida, só parando após atingir os dois motociclistas e os carros estacionados. Segundo informações de populares, o condutor faz uso de medicamentos controlados e teria sido diagnosticado com epilepsia – um distúrbio do cérebro que se expressa por crises repetidas. Não se trata de uma doença mental, embora as crises possam ser desencadeadas por estresse e/ou ansiedade. (Instituto Neurologia Funcional) Os dois motociclistas foram socorridos pelo Samu pós serem atingidos na traseira em um semáforo no centro da cidade.

Irresponsabilidade ou crime? 

Valtecio já se envolveu em outros acidentes graves em Jacobina, inclusive com vítima fatal e outro onde um homem ficou com sequelas permanentes. Antes do acidente ocorrido na noite de ontem, ele já havia colidido um veículo Gol contra um cais na Avenida Orlando Oliveira Pires, no dia 29 de outubro do ano passado. De acordo com populares, na época, Valtecio também teria sofrido uma convulsão quando descia uma ladeira da Praça da Missão para o centro, e perdeu a consciência. Felizmente, nesse dia, ninguém ficou ferido. Agentes do SMTT apreenderam o veículo envolvido no acidenteMotorista tentou tirar o carro do local após subir em calçada e bater ao lado de uma casa no centro de Jacobina, em outubro de 2016.

Risco 

Mesmo com os problemas de saúde, que põe em risco a segurança dele e de terceiros, e do histórico como motorista, Valtecio continuou dirigindo veículos e se envolveu em outro acidente que quase acabou em tragédia. Na manhã desta quinta-feira, 19, o mesmo já estava na direção de outro carro, transitando tranquilamente pelas ruas de Jacobina.

Um taxista que teve seu veículo atingido no acidente desta quarta-feira disse estar indignado com o caso. “Nós fazemos vistorias, pagamos taxas e batalhamos muito na rua todos os dias, mas fazemos tudo dentro da lei e com responsabilidade. Aí uma pessoa dessa, sem nenhuma condição de estar dirigindo continuam renovando a carteira dele [Habilitação], mesmo com o problema que tem. Os órgãos competentes vão esperar ele matar mais alguém para tirar essa carteira [CNH] dele? Ele tem que buscar outro meio para trabalhar, porque assim qualquer um de nós poderá ser a próxima vítima”, disse o taxista que preferiu não ter o nome divulgado. 

Fonte: Jacobina Notícias