A ação é promovida numa parceria entre prefeitura, Uneb e IFBA
Na tarde de sexta-feira, 10, a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura – Semec, promoveu a primeira audiência pública para a construção do Currículo Escolar. A reunião aconteceu no Colégio Municipal José Prado Alves, no Distrito de Lages do Batata e, além da comunidade local e dos profissionais que atuam naquele educandário, o evento contou ainda com a participação da mestranda professora Márcia Pereira, representando a Semec, do diretor da Uneb, o professor Dr. João Rocha e da diretora do IFBA, a professora Lucília Santa Rosa.
O encontro com os pais e profissionais em Educação faz parte da série de audiências públicas que será promovida pela Semec, construindo assim, uma rede colaborativa, compartilhada e colocando a escuta como estratégia imprescindível para tomada de decisões.
O professor Dr. João Rocha baseou sua fala na importância da família para a escola. “Vocês precisam compreender que esta escola não é da diretora Leila Cordeiro, do secretário da Educação nem do prefeito, essa escola é de vocês. Se ela (a escola) existe, é por que houve uma luta da comunidade para que fosse erguida. Contudo, a responsabilidade por esta escola é da diretora, do secretário, do prefeito e de vocês, pois a vida dos seus filhos está sendo conduzida aqui dentro e, não dá mais para mantermos o costume de colocar os filhos aqui dentro e só voltar nos dias de matrículas. A presença de vocês na escola faz uma diferença enorme” destacou.
Ainda de acordo com o diretor da Uneb, o acompanhamento dos pais começa na escola e continua em casa, na obrigação com as tarefas. “Os pais não têm obrigação de saber Matemática, Ciências, História, nem Geografia, mas têm a obrigação de colocá-los para fazerem a tarefa. Quando se coloca os filhos para fazerem as tarefas antes do lazer, estarão ensinando-os a ter responsabilidade” disse Dr. João Rocha acrescentando ainda que os pais não podem, em hipótese alguma, fazerem as tarefas dos filhos, pois o exercício de casa serve para medir o conhecimento do aluno sobre o assunto abordado na sala de aula.
Dona Edelvina, com dois netos estudando naquele educandário, falou da sua alegria em ver que a escola se preocupa com a formação dos alunos. “Eu nunca deixei meus filhos nem netos à toa, sempre acompanhei e cobrei que eles estudassem, mas é importante que a escola cobre a presença dos pais, pois sabemos que existem muitos deles que não se preocupam com isso” contou.
A implementação do Currículo Escolar é uma parceria da Semec com a Universidade Estadual da Bahia - Uneb Campus IV, com o Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Uneb, o Instituto Federal da Bahia – IFBA e o Instituto Acrópole Educação e Desenvolvimento Humano.
Ascom – PMJ
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.