Uma foto com a retirada dos equipamentos causou polêmica na cidade 

Na tarde desta sexta-feira, 10, aconteceu um encontro entre a secretária da Saúde do Município de Jacobina Mariana Valois, e vereadores que compõem a bancada da oposição na Câmara de Vereadores de Jacobina: Juliano Cruz (PSDB), Luzinete Lucena (PSC), Martins (PT), Tiago Dias (PROS). Na ocasião, todos puderam verificar a veracidade das ações da Prefeitura de Jacobina e o propósito de tratar com decência a população do município, mas também cuidar do patrimônio público. 

A pauta da reunião foi a transferência de equipamentos da UTI Neo-Natal e da Casa de Parto Natural, que em breve será inaugurada pela prefeitura, onde todos tomaram conhecimento que, a Secretaria da Saúde de Jacobina tomou tal atitude prezando pela segurança do patrimônio, já que de forma desconhecida, o Hospital Português, entidade responsável pela gestão do HMATS, não se responsabiliza pela UTI e pela Casa de Parto. 

A secretária da Saúde fez questão de frisar que o município não sofrerá solução de continuidade e que a população pode ter certeza que a atual gestão preza pela humanização em todos os segmentos. “Não fecharemos a UPA, não fecharemos o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, não fecharemos PSF’s, a UTI será inaugurada em breve, assim como a Casa de Parto Natural. Outros investimentos estão vindo e desde já conclamos a todos os vereadores, tanto de situação quanto de oposição que lutemos pela vinda da Policlínica em parceria com o Governo do Estado”. 

O vereador Juliano Cruz (PSDB), fez questão de salientar que as palavras da secretária Mariana o acalmava e se colocou a disposição para pleitear por melhorias para o município, independente da posição de bancada, situação ou oposição. “É com alegria que recebo esta informação por parte da gestora da pasta de saúde, vejo que é hora de nos unirmos por Jacobina, cobranças haverão, compreendo que a saúde é uma pauta em que todo jacobinense quer melhorias”. 

Um dos participantes da reunião foi o advogado Fábio Mesquita como representante do departamento jurídico, e convidou a todos para que se construam juntos, um novo momento para a cidade. “Nosso entendimento é que possamos fazer um novo momento, construirmos juntos uma nova história, situação e oposição lutando pra que a nossa terra cresça e se desenvolva. Picuinhas e notícias infundadas não são salutares, e em nada acrescentam, é hora de unir forças”.

Ficou acordado que os vereadores de oposição estarão em um segundo momento visitando o almoxarifado central e verificando a lista dos equipamentos, já colocada à disposição para que todos possam verificar os equipamentos que foram retirados até a finalização da obra, quando serão então instalados no HMATS, assim como haverá uma visita conjunta à UPA pra que sejam verificadas as melhorias necessárias para aquela unidade de saúde.

ASCOM/PMJ